Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 10 de novembro de 2022
Nos últimos dias, alcançou ampla repercussão o caso de um jovem usuário que teve suas contas do Gmail e do site de vídeos YouTube removidas. O carioca Ygor Palopoli é criador de conteúdo digital e relatou no Twitter que o problema aconteceu após realizar backup (cópia de segurança) na plataforma Google Drive de fotos e vídeos de sua conta no aplicativo de mensagens WhatsApp para o seu Google Drive.
Ele mantinha o backup do WhatsApp automático para a nuvem. Conforme o seu relato, ele perdeu o acesso a sua conta Google duas horas depois realizar um upload. No Twitter, outros usuários também relataram situações semelhantes.
Na série de publicações, Ygor explicou que o motivo apresentado pelo Google para a remoção da sua conta foi o armazenamento de “conteúdos nocivos”. Mas ele não obteve muitas respostas além disso, até porque a maior parte da comunicação foi feita de forma automatizada.
“O Google não entrou contato em momento algum desde o dia da suspensão da conta, além de utilizar respostas automáticas que ignoram o contexto da situação”, criticou.
Além de usar o Google Drive para o backup do WhatsApp, ele “subia” conteúdos do banco de vídeos que assinava – deixando assim a dúvida sobre qual a origem da violação. Uma suspeita é de que a punição esteja relacionada ao print de um site de prostituição, que ele utilizou para produzir um vídeo sobre o “Marmitagate”, caso de uma suposta fraude em organização não-governamental (ONG) de Santa Catarina.
O próprio influencer diz que não sabe identificar onde estaria a violação. De qualquer forma, alega que a remoção foi equivocada.
Contestação
A política do Google autoriza a empresa a deletar qualquer conta que viole os seus termos de serviço. Porém, o usuário pode entrar com um pedido no suporte na hipótese de considerar a exclusão um erro ou injustiça.
Foi isso que Ygor fez. Mas a contestação (encaminhada no final de outubro) ainda não gerou resposta por parte do Google. “Foram semanas sem patrocínios rodando, sem contato com marcas com as quais eu vinha negociando”, relata.
A série de publicações foi feita em 5 de novembro e o caso foi ganhando cada vez mais repercussão. No dia seguinte, o produtor de conteúdo on-line publicou que entraria com ação judicial contra o Google.
Depois da manifestação na internet e redes sociais, com milhares de “curtidas”, ele recebeu dicas de diversos advogados que o orientaram a pedir uma liminar e processar o Google: “Eles sugeriram liminar e processo por danos morais e materiais, visto que as semanas sem a conta prejudicaram demais meu trabalho”.
Nesta quinta-feira (10), Ygor anunciou que finalmente conseguiu recuperar a sua conta. Na sua conta no Twitter, o youtuber informou que o acesso foi retomado através da reclamação no site Consumidor.gov.br, do governo federal.
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