Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025

Home Saúde Governo federal anuncia produção de vacina nacional e em dose única para a dengue no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O governo federal deve anunciar, nesta terça-feira (25), em evento no Palácio do Planalto, um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina nacional e em dose única contra a dengue. O objetivo é ofertar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026.

O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, é estudado desde 2009 e está em fase final de desenvolvimento. A pendência é a etapa de registro, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que ainda precisa ocorrer antes de a vacina ser disponibilizada para a população.

Hoje, existem duas vacinas contra a dengue no Brasil, ambas importadas. Devido à baixa capacidade de produção mundial do imunizante, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza a vacina apenas para crianças entre 10 e 14 anos – público com maior risco de desenvolver sintomas graves da doença. O restante da população pode adquirir o imunizante de forma particular.

A produção nacional da vacina do Butantan visa ampliar o público que pode ser vacinado pela rede pública para aqueles com dois a 59 anos, aumentando a imunização geral dos brasileiros e diminuindo os casos de dengue a longo prazo.

A ideia é que a vacinação se torne o principal meio de enfrentamento à doença no país. De acordo com o governo, o investimento total para a ação será de R$ 1,26 bilhão. Em 2024, diferentes regiões do Brasil tiveram registros recordes de casos de dengue. Foram 6.041 mortes, uma alta de 400%, superando os óbitos por Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento significativo do sorotipo 3 do vírus da dengue é uma das preocupações para 2025. A pasta aposta em novas tecnologias de combate ao mosquito Aedes Egypt para evitar que a situação do ano passado se repita.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Indicado por Lula para o Supremo, ministro Flávio Dino afirma não ter “nenhum desconforto” em julgar Bolsonaro na Corte
Mesmo com onda de calor, aulas serão mantidas na rede estadual do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News