Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025

Home Saúde Governo federal lança ações para se antecipar a período de alta da dengue no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde instalou nesta quinta-feira (09) o COE (Centro de Operações de Emergência) para dengue e outras arboviroses no Brasil. De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ideia é coordenar o planejamento e a reposta por meio do diálogo constante com estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas, além de outras pastas.

Dentre as ações previstas estão se antecipar ao período sazonal da dengue para adequar as redes de saúde; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios; e uma articulação nacional para resposta a eventuais situações classificadas como críticas.

Vacina

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, a pasta já adquiriu todo o estoque de vacinas contra a dengue disponibilizado pelo fabricante para 2025: 9,5 milhões de doses.

A estratégia do governo federal, segundo Ethel, é intensificar a imunização contra a dengue entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos neste ano, sobretudo diante de um estoque de cerca de 3 milhões de doses distribuídas aos estados e municípios em 2024 e que ainda não foram aplicadas.

Cenário epidemiológico

Em 2024, o Brasil registrou 6,4 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos, de acordo com o painel de atualização de casos de arboviroses do ministério. Já em 2025, até esta quarta-feira (08), foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 mortes em investigação por dengue.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Papa volta a criticar Israel por guerra em Gaza: “Vergonhosa”
Piloto morre após queda de avião em Ubatuba, em São Paulo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada