Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 14 de janeiro de 2023
Defensor ferrenho dos direitos humanos no mundo inteiro, Enes Kanter, ex-jogador da NBA foi acusado de terrorismo pelo governo turco. O presidente Recep Erdogan ofereceu uma recompensa de mais de R$ 2,5 milhões de reais por informações que possam levar o atleta para a cadeia.
Kanter faz críticas ao atual governo da Turquia há anos e já chamou Erdogan de “Hitler do nosso século”. Em 2021, ele recebeu um mandado de prisão emitido pelo governo turco, mas queimou o documento em vídeo publicado nas redes sociais.
“Eu não sou o único. Existem tantos jornalistas, acadêmicos, atletas, ativistas e educadores inocentes nesta lista. Agora suas vidas estão em perigo por causa do governo turco”, disse Enes ao site “TMZ”.
Segundo o jornal “Turkish Minute”, o Ministério do Interior da Turquia publicou uma “Lista de Procurados por Terrorismo”, na qual Enes é acusado de integrar uma organização terrorista.
“Por causa da minha plataforma, sempre que digo algo, vai para todo lugar, e o governo turco odeia isso. Eles estão realmente cansados disso e disseram: ‘Basta’ e fazendo o que podem para me calar”, declarou Enes ao “New York Post”.
No ano passado, o jogador mudou legalmente seu nome para Enes Kanter “Freedom”, que traduzido para o português, significa “liberdade”. Em 2021, Enes se naturalizou americano.
Freedom iniciou sua carreira em 2010, no Fenerbahçe. Em 2011, foi draftado pelo Utah Jazz. Kanter jogou também no Oklahoma City Thunder, New York Knicks, Portland Trailblazers e, mais recentemente, pelo Boston Celtics em 21-22. Ele passou 13 temporadas na NBA. Atualmente, está sem time.
No Ar: Pampa News