Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 31 de janeiro de 2024
O helicóptero Ingenuity da Nasa tem estado bastante ocupado explorando Marte nos últimos três anos. Agora, após completar 72 voos bem-sucedidos pelo Planeta Vermelho, a pequena aeronave está oficialmente se aposentando.
No dia 18 de janeiro, a equipe do Ingenuity planejou um voo vertical curto para determinar a localização do helicóptero após um pouso de emergência feito no dia 6 de janeiro. O plano incluía subir até uma altura de 12 metros, para logo em seguida descer até a superfície. Contudo, faltando apenas um metro para pousar, o Ingenuity perdeu o contato com o rover, responsável por retransmitir as comunicações do helicóptero para a Terra.
Ao reestabelecer a comunicação no dia seguinte, a equipe da Nasa teve uma má notícia: imagens mostraram que uma ou mais hélices rotativas sofreram danos durante o pouso, o que impossibilitou Ingenuity de voar novamente.
Um pioneiro
O primeiro voo feito por Ingenuity aconteceu em 19 de abril de 2021, marcando um momento histórico na aviação interplanetária. E mesmo com a aposentadoria, o legado do helicóptero continuará a influenciar futuras missões espaciais.
Bil Nelson, administrador da Nasa, fez um anúncio público sobre a aposentadoria de Ingenuity em um vídeo publicado nas redes sociais. Ele referiu-se à aeronave como o “pequeno helicóptero que podia”, e elogiou a sua contribuição para o avanço da exploração espacial.
“O Ingenuity preparou o caminho para voos futuros em nosso sistema solar e está liderando o caminho para missões humanas mais inteligentes e seguras para Marte e além“, disse Nelson.
Embora agora aposentado, o Ingenuity certamente fez história e seu legado inspirará missões futuras para explorar ainda mais o misterioso Planeta Vermelho.
Triunfos e desafios
Ao longo de uma missão prolongada que durou quase 1.000 dias marcianos, mais de 33 vezes mais do que o planejado originalmente, o Ingenuity foi atualizado com a capacidade de escolher autonomamente locais de pouso em terrenos traiçoeiros, lidar com um sensor morto (o inclinômetro parou de funcionar após muitas noites extremamente frias), limpar-se após tempestades de poeira, operar a partir de 48 locais de pouso diferentes, realizas três pousos de emergência e sobreviver ao frio do inverno marciano.
Projetado para operar na primavera, o Ingenuity não conseguia ligar seus aquecedores durante a noite durante as épocas mais frias do inverno, resultando no congelamento e reinicialização periódica do computador de voo. Essas “quedas de energia” exigiram que a equipe redesenhasse as operações de inverno do helicóptero para continuar voando.
No Ar: Show de Notícias