Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025

Home Política Hoje considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, Bolsonaro teria um duelo equilibrado com Lula se viabilizasse uma candidatura ao Palácio do Planalto em 2026

Compartilhe esta notícia:

Hoje considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria um duelo equilibrado com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, caso conseguisse reverter a sua situação judicial e viabilizar uma candidatura ao Palácio do Planalto em 2026.

É o que aponta levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 7 e 10 de janeiro e divulgado nessa segunda-feira, dia 13. Foram sondados três cenários para o duelo entre os dois líderes da polarização política do País – dois de primeiro turno e um de segundo turno.

No primeiro cenário, em primeiro turno, Lula teria 34,0% das intenções de voto contra 33,9% de Bolsonaro – os dois estão empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, aparecem o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 11,3%; o coach Pablo Marçal (PRTB), com 6,1%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4,7%; e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 1,2%. Nesse cenário, 5,6% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 3,3% declararam que não sabem ou não opinaram.

Sem Marçal na disputa Em outra simulação de primeiro turno, sem Pablo Marçal, as posições de Lula e Bolsonaro se inverteriam numericamente: o ex-presidente teria 37,3% das intenções de voto contra 34,4% do atual presidente – ambos, no entanto, continuariam empatados na margem de erro.

Na sequência viriam Ciro Gomes (11,7%), Caiado (5,4%) e Helder Barbalho (1,4%). Entre os entrevistados, 6,2% afirmaram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 3,6% disseram que não sabem ou não opinaram.

Segundo turno

Caso os dois últimos presidentes do País passassem para o segundo turno em um eventual confronto, o empate técnico entre ambos persistiria. Bolsonaro teria 45,7% das intenções de voto contra 42,2% de Lula.

Entre os entrevistados, 8,3% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 3,8% declararam que não sabem ou não opinaram.

Outros adversários

O presidente Lula, segundo a pesquisa, levaria vantagem nos confrontos contra outros rivais na corrida ao Palácio do Planalto, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e governadores de centro-direita como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Junior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás).

A pesquisa ouviu 2.018 eleitores em 164 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Gusttavo Lima se reúne com o presidente do União Brasil para discutir sua entrada no partido
Espero representar o Brasil na posse de Donald Trump, diz Bolsonaro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News