Terça-feira, 22 de Outubro de 2024

Home Rio Grande do Sul Homenagem à Rede Pampa de Comunicação marca a celebração de 132 anos do batalhão mais antigo da Brigada Militar

Compartilhe esta notícia:

O batalhão de Polícia Militar (BPM) mais antigo da Brigada Militar completou 132 anos de história nesta segunda-feira (21). Chamado de Batalhão de Ferro, o 1º BPM de Porto Alegre celebrou a data com uma solenidade realizada na sede da instituição, no bairro Menino Deus, na capital gaúcha. O presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret, foi agraciado como forma de reconhecimento institucional pela inestimável colaboração ao batalhão.

O evento iniciou com demonstrações de disciplina aos comandos militares. Em seu discurso, o Tenente-Coronel Eduardo Moura Mendes, comandando do 1º BPM, relembrou mais de um século de atuação do batalhão, recordando as batalhas bélicas do início do século 20, as guerras entre facções nos anos 2000 e mais recentemente o trabalho dos soldados do batalhão nas enchentes dos últimos dois anos no Rio Grande do Sul.

“É uma data histórica para o nosso batalhão de ferro, tivemos a oportunidade hoje de estar com toda a nossa comunidade, com os ex-comandantes, a nossa tropa em forma, marcando essa data tão importante para nós, que é as 132 anos, um batalhão que se confunde a sua história com a do Rio Grande do Sul, e para nós é um orgulho muito grande poder estar à frente dessa unidade nesse momento aí. Num ano tão importante de trabalho do batalhão, com tudo que a gente viveu. então num pós enchente o Estado se reerguendo, um batalhão que teve um papel fundamental nos resgates, na ajuda da nossa comunidade, no policiamento ostensivo nessas áreas alagadas, então foi um trabalho imenso e a nossa tropa está de parabéns, e hoje foi um dia de celebração para o nosso efetivo.”

O encerramento da cerimônia contou com um Desfile dos soldados do batalhão, além dos polícias ciclistas, batedores e duas viaturas do 1º BPM.

Situado na rua Dezessete de Junho, n.º387, Bairro Menino Deus, possui responsabilidade territorial sobre parte da zona Sul de Porto Alegre, em 21 bairros, subdividido em Três companhias, sendo a 1ª e 3ª Companhias de Polícia Ostensiva localizada na sede da unidade, com competência sob os bairros: Praia de Belas, Menino Deus, Medianeira, Santa Tereza e Cristal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Supremo deve julgar nesta semana as regras de compensação e de aterros do Código Florestal
Entrada franca: fundador da banda Engenheiros do Hawaii se apresenta em Porto Alegre nesta terça
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News