Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 22 de janeiro de 2025
O Instagram alterou o estilo quadrado das fotos do feed dos usuários para o formato vertical. A novidade pareceu desagradar aqueles que se dedicam para manter uma estética padronizada no perfil da rede social. Segundo a Meta, empresa dona do Instagram, a alteração veio para tornar o visual “mais simples e limpo”. No Threads, Adam Mosseri, chefe do Instagram, justificou as mudanças.
“Atualmente, a maioria dos conteúdos carregados na rede são na vertical”, disse Mosseri. No X, usuários registraram insatisfação com a novidade do layout do feed.
O chefe da rede social também reconheceu o impacto negativo da mudança. “Sei que alguns de vocês passam muito tempo ajustando suas grades e isso implodiu tudo, então vamos melhorar a capacidade de personalizar essas miniaturas”.
Por causa da má repercussão, a plataforma já lançou uma forma de ajustar a “grade do perfil”. Veja como fazer: No perfil, clique na imagem que deseja alterar; Clique nos “três pontinhos” acima da imagem e, depois, em Ajustar prévia; Depois, clique em Ajustar.
Para imagens na vertical, é possível arrastá-las para cima ou para baixo para definir o melhor corte.
Para fotos quadradas ou horizontais, a imagem aparecerá com bordas brancas para se adequar ao layout vertical. Nesses casos, duas outras opções aparecerão: Preencher, que é o padrão, com a foto cortada para preencher o espaço vertical. E Plano de fundo, em que a foto aparece com bordas pretas para se adequar ao layout.
Como a mudança impacta a experiência dos usuários?
Para a influenciadora digital Ana Carolina Moraes, 20 anos, que possui um perfil no Instagram com mais de 30 mil seguidores, a mudança não foi positiva. “Eu não gostei, existe todo um planejamento por trás dos posts”, diz.
Além de influenciadora, Ana Carolina também trabalha como social media e explica o impacto dessa mudança na área. “Isso afetou todas as agências de marketing e lugares que trabalham com o Instagram, alterando todo o planejamento das marcas, artistas e criadores de conteúdo”.
O artista plástico Cainã de Andrade, 22 anos, considera que a mudança faz parte de uma tendência chamada enshittification das redes sociais. O termo em inglês, considerado a palavra do ano de 2024, segundo o dicionário australiano Macquire Dictionary, corresponde a decadência do mundo digital como produto para os usuários.
O termo explica que, no início das redes sociais, as plataformas eram feitas para criar um ambiente digital em que pessoas em comum pudessem se conectar. Depois que essas comunidades ficaram “reféns” das plataformas, as empresas obrigaram os usuários a conviverem com diversos tipos de anúncios, como aconteceu com o Instagram. Finalmente, quando tanto os anunciantes, quanto os usuários, passaram a depender igualmente do uso das redes, as empresas passam a piorar seus produtos em favor de seu próprio lucro.
A mudança do feed do Instagram é mais uma forma de priorizar a verticalidade, os Reels e impulsionar as agendas das empresas. Para de Andrade, “isso não só compromete a experiência do usuário, mas valores fundamentais sobre o que é uma rede social”.
“Eu acho triste e frustrante que a internet esteja perdendo o espaço de unir comunidades para virar apenas um algoritmo para maximizar vendas”, finaliza, de Andrade. (Estadão/Conteúdo)
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