Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 5 de maio de 2022
O Instagram está experimentando um novo formato de feed que exibe publicações em tela cheia na página inicial, com aparência semelhante à do rival TikTok. O teste tem o objetivo de priorizar os Reels publicados na plataforma, mostrando os vídeos um abaixo do outro com deslizamento vertical. Segundo o CEO da rede social, Adam Mosseri, o experimento está sendo disponibilizado para algumas contas, e também mostrará fotos e vídeos comuns em tela cheia.
No formato experimental, o menu da parte inferior da tela continua sendo exibido para o usuário durante a navegação, possibilitando acessar a ferramenta de busca, o próprio perfil, os Reels e a aba de compras. Os botões do topo da tela também permanecem intactos, com o atalho para criação de posts, as notificações recebidas e as mensagens do Direct.
Na barra de Stories dos amigos também permanecerá no mesmo lugar — o topo da página inicial. No entanto, ela é recolhida automaticamente à medida que o usuário desliza a tela para cima para assistir às publicações do feed, assim como acontece atualmente. Para que os Stories voltem a aparecer, basta retornar para o topo da página.
Além de bater de frente com o TikTok, outro motivo para a construção do novo formato de feed é a popularização dos Reels no Instagram. Segundo o site TechCrunch, a Meta observou que mais de 20% do tempo que as pessoas passam na rede social são destinados ao formato. No Facebook, os vídeos (independentemente do formato) representam 50% do tempo que os usuários consomem na plataforma.
Por se tratar de um experimento, não é possível afirmar que o novo modelo de feed será implantado de forma definitiva no Instagram, nem quando isso irá acontecer. O próprio Adam Mosseri explicou que deseja saber a opinião do público antes de bater o martelo.
“Queremos entender o máximo que pudermos nessas próximas semanas. Me informem o que vocês acharam do recurso aqui nos comentários. Se vocês amaram, ótimo. Se vocês odiaram, ótimo. Apenas me informem. Estamos tentando descobrir como aperfeiçoar o Instagram em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas”, disse o CEO em um vídeo publicado no Twitter.
TikTok
Os criadores do TikTok poderão em breve ter uma maneira mais fácil de lucrar com suas postagens. Como parte de uma solução de anúncios do TikTok Pulse, a gigante da mídia social começará a “explorar” um programa que compartilha receita de anúncios com influenciadores, editores e personalidades públicas conhecidas. Aqueles com pelo menos 100 mil seguidores serão elegíveis na primeira fase, disse o TikTok.
A empresa disse ao portal de tecnologia norte-americano TechCrunch que lançará o Pulse nos EUA em junho, com outros países previstos para o outono. O TikTok dividirá a receita igualmente entre si e os produtores. Isso é um pouco pior que o Instagram (onde os criadores obtêm 55%), mas ainda significativo.
No Ar: Pampa Na Madrugada