Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de junho de 2024
Atual campeã, a Itália teve dificuldades, mas estreou com vitória na Eurocopa. Nesse sábado (15), em Dortmund (Alemanha), a Seleção Italiana levou um gol relâmpago da Albânia, mas conseguiu vencer por 2 a 1 para estrear com resultado positivo no torneio.
Com o resultado, o Grupo B fica com a Espanha na liderança por causa do saldo de gols. Os espanhóis derrotaram a Croácia por 3 a 0. A Itália fica na segunda posição, enquanto albaneses aparecem em terceiro e croatas na lanterna.
Na próxima quarta-feira (19), Croácia e Albânia se enfrentam, em Hamburgo, às 10h. No dia seguinte, às 16h, em Gelsenkirchen, é a vez do encontro entre italianos e espanhóis.
Até aqui, a Eurocopa tem surpreendido pelo ritmo intenso das seleções nos instantes iniciais. Em Dortmund, não foi diferente. Bajrami marcou aos 24 segundos e colocou a Albânia em vantagem, quebrando o recorde de gol mais rápido da história da Eurocopa.
Mas a Itália reagiu, Bastoni deixou tudo igual aos 11, e Barella virou para os atuais campeões europeus, aos 16, em um lance polêmico, dada a interferência de um jogador italiano em posição de impedimento, ignorada pela arbitragem.
O jogo contou com a presença de dois brasileiros em posição de destaque. No meio-campo da Itália, Jorginho, nascido em Imbituba-SC, foi o principal articulador da equipe tetracampeã mundial. Já na beira do gramado estava Sylvinho, o ex-lateral-esquerdo e técnico da Albânia. Sempre muito agitado, despertou o interesse das câmeras repetidas vezes.
Como os gols saíram cedo na Alemanha, o jogo ficou devendo no restante do tempo. As duas seleções tiveram dificuldades para criar chances claras novamente. A Itália conseguiu controlar o ímpeto albanês, que durou menos de um minuto, e soube administrar a partida após o placar se tornar favorável. Nos minutos finais, os albaneses arrancaram alguns suspiros de seus torcedores, que eram maioria em Dortmund, mas o placar permaneceu inalterado.
Provocação
Antes de a bola rolar, em encontro entre torcedores das duas seleções, uma provocação bem-humorada chamou a atenção.
Um torcedor da Albânia quebrou espaguetes na frente dos adversários e arrancou risadas. Reza a tradição italiana que não se deve quebrar os espaguetes.
Ficha técnica
— Itália: Donnarumma, Di Lorenzo, Bastoni, Calafiori, Dimarco (Retegui), Jorginho, Chiesa (Cristante), Frattesi, Barella (Folorunsho), Pellegrini (Cambiaso) e Scamacca (Darmian). Técnico: Luciano Spalletti.
— Albânia: Strakosha, Hysaj, Ajeti, Djimsiti, Mitaj, Ramadani, Asllani, Asani (Hoxha), Bajrami (Muçi), Seferi (Laçi) e Broja (Manaj). Técnico: Sylvinho.
No Ar: Pampa Na Tarde