Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de novembro de 2021
Um tribunal de Versalhes considerou o atacante da França e do Real Madrid, Karim Benzema, culpado por cumplicidade na tentativa de chantagem do ex-companheiro de seleção Mathieu Valbuena por causa de um vídeo íntimo nesta quarta-feira (24).
Ele foi condenado a um ano de prisão, embora com suspensão condicional da pena, e multado em 75 mil euros. O jogador vai recorrer da condenação.
Benzema, que negou qualquer irregularidade, não estava no tribunal. Ele deve jogar pelo clube espanhol contra o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, ainda nesta quarta.
Os promotores argumentaram que Benzema encorajou Valbuena a pagar um grupo de chantagistas suspeitos para manter a fita sexualmente explícita fora dos olhos do público.
Eles disseram que Valbuena recebeu o primeiro de vários telefonemas que ameaçavam expor a fita em junho de 2015. Valbuena disse ao tribunal que estava claro que o chamador queria dinheiro e que a tentativa de chantagem o deixou temendo por sua carreira e lugar na seleção da França.
Benzema foi recrutado pelos supostos chantageadores para incentivar Valbuena a pagar enquanto seu colega de equipe estava paralisado, acrescentou a acusação.
Benzema não tinha mostrado boa vontade a Valbuena e fingia ter em mente seus melhores interesses, disseram os juízes em sua decisão escrita. Benzema tinha “deliberadamente ajudado os autores da tentativa de chantagem de Valbuena”, eles acrescentaram.
Benzema e Valbuena perderam ambos seus lugares na seleção nacional após o escândalo, apelidado de “caso da fita de sexo”.
Entre os acusados com Benzema, estavam seu amigo de infância Karim Zenati, que atuou como intermediário, e Mustapha Zouaoui, um dos arquitetos suspeitos do esquema. Todos os quatro acusados foram considerados culpados em conexão com a tentativa de chantagem.
Retorno à seleção
Benzema, 33 anos, que já jogou mais de 90 vezes pelo seu país, foi convocado para a seleção da França para o Campeonato Europeu deste ano.
“Este resultado não corresponde de forma alguma à realidade dos eventos”, disse o advogado do jogador, Antoine Vey a repórteres.
O Real Madrid se recusou a comentar.
No início deste mês, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Le Graet, disse que Benzema não seria excluído da equipe nacional caso fosse condenado e dada a pena suspensa desejada pelos promotores.
“O treinador será sempre responsável por sua seleção, e Benzema não será excluído por causa de uma eventual sanção judicial”, disse Le Graet ao Le Parisien.
No Ar: Pampa News