Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 1 de agosto de 2024
A Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (1º) a suspensão do juiz Ben Lowe, que não vai mais avaliar o desempenho dos surfistas na Olimpíada de Paris 2024. A decisão da entidade foi tomada após viralizar uma foto polêmica em que o árbitro aparece ao lado de um dos surfistas que disputam medalha em Teahupo’o, no Taiti, Polinésia Francesa.
A foto em questão foi publicada na segunda-feira passada. De folga por causa das condições ruins do mar de Teahupo’o, onde o surfe é disputado durante a Olimpíada, o surfista australiano Ethan Ewing, que pode cruzar o caminho de Gabriel Medina ou João Chianca até a final, apareceu ao lado do técnico Bede Durbidge e de Ben Lowe, também australiano e um dos árbitros olímpicos que estão julgando as ondas na Polinésia Francesa.
“Esses três meninos de Straddie (uma ilha na Austrália) fazendo seu trabalho nas Olimpíadas”, dizia a legenda da foto publicada, que não está mais disponível.
Em decisão, a ISA afirmou que é “inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta” e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas “para proteger a integridade e a justiça da competição”.
O juiz Ben Lowe fá havia sido alvo de protestos da CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe), que enviou em abril uma carta para a ISA demonstrando preocupação com a integridade do julgamento nos Jogos Olímpicos. Na carta, a CBSurf reclamou que, nos últimos anos, alguns julgamentos causaram insatisfação entre os brasileiros. Um deles foi justamente nas Olimpíadas de Tóquio, que seriam realizadas em 2020, mas, por causa da pandemia da Covid-19, foram disputadas em 2021.
Na ocasião, o brasileiro Gabriel Medina foi eliminado pelo japonês Kanoa Igarashi. Medina vencia sua bateria na semifinal com um somatório de 16.77 (8.33 + 8.44), até seu adversário pegar uma onda e aumentar seu somatório para 17.00. O julgamento causou polêmica, e Ben Lowe estava no centro dela.
Veja a nota oficial da ISA:
A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.
É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.
Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.
A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados.
No Ar: Pampa Na Madrugada