Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 28 de novembro de 2023
Unindo celebração e conscientização, a Junior Achievement Rio Grande do Sul (JARS) promoveu um evento de final de ano nesta terça-feira (28). Realizada na Associação Leopoldina Juvenil, a cerimônia focou em apresentar a quantidade de alunos impactados pela iniciativa de educação empreendedora e apresentar os desafios para 2024. O momento foi dedicado, também, ao lançamento de uma plataforma com conteúdos sobre educação empreendedora.
Responsável pela abertura da noite, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes, lembrou que já foi adviser da JA. “Como alguém que vive em uma cidade que experimenta o crescimento do empreendedorismo, posso dizer que não tem nada mais impactante para o futuro quanto a atuação da Junior Achievement”, comentou.
Ao longo dos últimos quatro anos, a instituição saiu de 1,6 mil alunos impactados (em 2018), para 42 mil alunos em 2022, projetando 85 mil para este ano. O presidente da JARS, Rafael Severo, comemora: “Os números de jovens impactados e que crescem anualmente reforçam o compromisso da nossa gestão. O nosso objetivo é mostrar a esses jovens que eles podem ser protagonistas de suas vidas e criar novas realidades”.
Um dos destaques do evento foi o recital do pianista Álvaro Siviero, que é considerado um dos maiores pianistas da atualidade. Ele já realizou apresentações em diversos países e para o Papa Bento XVI. Atualmente, também ministra cursos e palestras, integrando a arte com o empreendedorismo.
Além do recital, foi realizada uma roda de conversa com o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, fundador e membro do Conselho Consultivo da Junior Achievement RS, com objetivo de discutir temas relacionados ao empreendedorismo e a importância de fomentar e apoiar cada vez mais causas tão nobres.
O evento ofereceu espaço, também, para jovens sensibilizados pela Junior Achievement RS apresentarem seus relatos. O momento teve a intenção de conscientizar o público sobre a importância do apoio às instituições, seja por meio de aporte financeiro ou voluntariado. A ONG acredita que o engajamento ativo e contínuo da comunidade, tanto de indivíduos quanto de empresas, é essencial para fortalecer o impacto positivo nas vidas dos jovens e impulsionar o sucesso de iniciativas voltadas para a educação.
Ao final da programação, a JARS lançou uma plataforma online com conteúdos sobre educação empreendedora, voltada para o compartilhamento de histórias de empreendedorismo e de superação. Rafael Severo explica que, embora o foco da instituição esteja nos jovens, a plataforma é voltada a todas as idades. “Enxergamos, através de uma plataforma, a possibilidade de democratizar o acesso a conteúdos que giram em torno do empreendedorismo, de ampliar horizontes e criar novas oportunidades de disseminação de conhecimento”, afirmou.
No Ar: Pampa Na Madrugada