Domingo, 05 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de fevereiro de 2022
O Kitesurf é um esporte aquático que chama bastante a atenção dos veranistas. As pipas que colorem o céu necessitam da força do vento para que o praticante deslize com uma prancha sobre a água. É possível realizar o esporte em lagos, rios ou mar, o que não pode faltar é o vento, elemento fundamental.
“Não existe uma relação de quanto mais vento, melhor. O que existe é uma velocidade de vento que seja confortável para velejar. Normalmente, nós gostamos de velejar entre 15 a 25 nós. E também depende muito do tamanho da pipa. Quanto maior a velocidade do vento, nós diminuímos o tamanho da pipa, e quando é menor a velocidade de vento, nós aumentamos o tamanho da pipa”, explicou o empresário Alessandro Santos, que pratica o esporte há 15 anos.
A orientação do Alessandro, para quem deseja começar no esporte, é procurar aulas com um profissional, pois o Kitesurf possui alguns riscos. E para evitá-los, é necessário seguir algumas regras de segurança. O Kitesurf foi criado em 1985 por dois franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. O nome vem da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa e surf, que quer dizer deslizar sobre a água.
No Ar: Pampa News