Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de janeiro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um novo exame de tomografia nesta segunda-feira (27) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e foi liberado para realizar viagens e atividades físicas.
De acordo com o boletim médico divulgado, o exame apontou nova redução do hematoma na cabeça do presidente, “compatível com progressiva melhora do quadro”.
“O presiente foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física”, diz o documento.
A nota informa ainda que Lula segue sob acompanhamento médico da equipe liderada pelo dr. Roberto Kalil Filho e pela dra. Ana Helena Germoglio.
Entenda
Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília no dia 9 de dezembro depois de sentir fortes dores de cabeça. Após passar por exame de imagem, a ressonância indicou uma hemorragia intracraniana devido à queda que sofreu em 19 de outubro no Palácio da Alvorada.
O presidente foi transferido às pressas para a unidade de São Paulo, onde foi submetido a uma trepanação para drenagem de hematoma em 10 de dezembro. Lula recebeu alta cinco dias depois e retornou à capital federal em 19 de dezembro. As informações são do portal CNN.
Viagens devem voltar ao radar
É a primeira vez, desde a queda no Palácio da Alvorada, que a equipe médica de Lula indica que ele está apto a fazer viagens em sua “rotina habitual”.
O boletim médico não explicita se a liberação para viagens inclui trajetos mais longos, por exemplo, para fora do país.
Ainda em 2024, antes da cirurgia de emergência, havia uma expectativa de que Lula fizesse uma viagem à Ásia em março de 2025, com paradas no Japão e no Vietnã. O governo não voltou a confirmar essa intenção após as complicações médicas de dezembro.
Leia a íntegra do boletim médico:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 27/01/25, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realização de nova tomografia de controle. O exame mostra nova redução da coleção, compatível com progressiva melhora do quadro.
O Presidente foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Rafael Gadia
Diretor de Governança Clínica
Dra. Luiza Dib
Diretora Clínica. As informações são do portal G1.
No Ar: Pampa Na Madrugada