Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 4 de março de 2023
As fobias são uma forma de transtorno de ansiedade que afeta algumas pessoas. Elas podem estar relacionadas com lugares, objetos, animais e até sons. Há algumas que já são bem conhecidas, mas encontramos outras que, pelo número reduzido de diagnóstico, não são amplamente divulgadas.
Essa reação incomum gerada pela fobia pode estar relacionada a diferentes coisas. Algumas, inclusive, estão fora do que estamos acostumados a ver ou ouvir falar. Se surpreenda com a lista de sete fobias nada comuns:
Vestidofobia
As pessoas com este medo têm receio de uma peça específica ou de roupas apertadas. Isso pode ocasionar uma recusa de vesti-la ou retirada da peça em público. Pesquisadores relataram o caso de um jovem chinês que, durante uma atividade militar, sentiu palpitações com o uso do colete. O rapaz não tinha histórico de transtorno ou alteração mental.
Chaetofobia: medo do cabelo
Os indivíduos com este tipo de fobia evitam ficar próximos de animais peludos. Além disso, eles podem desenvolver problemas para lavar ou pentear o próprio cabelo.
Bananafobia
Em um dos casos relatados pelo Daily Mail, uma mulher apresentou aversão à banana durante toda a vida. Só de estar na mesma sala que a fruta, a pessoa sentia fortes enjoos.
Arachibutyrofobia
Devido à textura da pasta de amendoim, algumas pessoas têm medo desse alimento grudar no céu da boca. Nesses casos, a fobia não se refere ao alimento mas sim à ideia de algo ficar grudado na boca. Esses pacientes evitam qualquer tipo de comida com essa consistência.
Fobia de banheiro
É associada às pessoas que têm dificuldade de usar esse ambiente, principalmente se estiverem em outro lugar. Por isso, evitam ao máximo ir a banheiros públicos ou químicos. A fobia pode gerar até mesmo medo de estar perto do banheiro.
Tripofobia
As pessoas com esta condição podem sentir um medo ou agonia desproporcional ao identificar alguns objetos com padrões repetitivos de buraco. Algumas delas devem ficar longe de coisas como plástico bolha, favo de mel e vagens de sementes.
Fobia de fobias
Em um caso documentado em 1983 pelo The Journal of Nervous and Mental Disease, pesquisadores identificaram pacientes com “fobia de ansiedade”, como foi descrito. As pessoas com essa fobia têm o seu medo relacionado aos sintomas ligados a doenças crônicas como falta de ar ou palpitação do coração. Deu para entender? É o medo de desenvolver tais “problemáticas”.
No Ar: Show de Notícias