Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 27 de agosto de 2022
Informação é fundamental. A pessoa precisa entender como funciona o avião, sem ser algo técnico, e saber como tudo é extremamente controlado.
O ideal é fazer terapia, mas algumas coisas ajudam. Por exemplo, fazer respiração de ioga ou meditação. Há aplicativos para isso. O fato é que, para a pessoa ficar bem, completamente bem, ela tem de enfrentar o medo, que, nesse caso, é o avião.
Quando ela faz uma terapia que foi boa, ela tem de conseguir entrar no avião e se sentar no lugar em que tem mais medo.
Confira as dicas práticas para lidar com o medo de voar, sugeridas por especialistas:
– Vá atrás de informação. Os especialistas são unânimes: a melhor maneira de combater o medo de avião é buscar informações. “A pessoa ansiosa sofre por antecipação, ela julga que algo horrível pode acontecer. Mas pode ou não. Com informações, ela passa a ter previsibilidade e controle da situação”, diz Alessandra, professora da Unesp.
– Busque ajuda profissional: É possível trabalhar com um psicólogo as causas da ansiedade e como lidar com a situação. A linha mais usada em fobias é a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC). Em alguns casos, pode ser preciso recorrer a um psiquiatra para tomar remédios como apoio.
– Recorra a outros recursos: Existem apps para respiração ou meditação, livros e até curso contra medo de avião. Lito Sousa, do site Aviões e Músicas, criou um online (12 vezes de R$ 99).
– Chegue cedo ao aeroporto: Atraso pode piorar a ansiedade. Além do avião, o viajante pode ficar com receio de perder o voo. “É bom chegar cedo por diversos motivos. No processo de passar pela segurança, por exemplo, se um cara está levando uma garrafa de água e para a fila, tudo isso compõe para piorar o estado de ansiedade”, diz Sousa.
– Use frases de apoio: “Outra indicação é ter um cartão de enfrentamento ao medo, com frases. Cada pessoa cria o próprio cartão, colocando o que para ela faz sentido para enfrentar a ansiedade de voar”, recomenda Solange Regina. A psicóloga exemplifica: “O avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo; e assim por diante”.
– Procure distração: “Livros, revistas, filmes, jogos e músicas são recursos terapêuticos para o voo. Existem pessoas para as quais o problema é estar no avião sem fazer nada”, diz Solange Regina. “Há pessoas que ficam com níveis de ansiedade altíssimos por ter de esperar o voo transcorrer em tempo real, então esses recursos ajudam.
No Ar: Show de Notícias