Sexta-feira, 14 de Março de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 13 de março de 2025
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, respondendo a críticas sobre uma declaração que foi considerada machista. Na tarde de quarta-feira (12), em evento realizado no Palácio do Planalto, Lula afirmou que nomeou uma “mulher bonita” para comandar a articulação política e reduzir a distância entre o governo e o Congresso.
Nessa quinta-feira (13), Gleisi publicou uma mensagem no X (antigo Twitter) criticando os ataques feitos por bolsonaristas, que acusaram o presidente Lula de ter feito uma fala misógina. Ela também relembrou o histórico de declarações machistas feitas por seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao longo dos anos.
Bolsonaristas, especialmente figuras como o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), reagiram com veemência, acusando Lula de tratar uma mulher apenas pela sua aparência física. Zucco afirmou que é “curioso notar que, em um cenário onde se espera que líderes promovam a igualdade de gênero e valorizem a competência profissional, nosso presidente opta por reduzir uma mulher a sua aparência física”.
Em resposta, Gleisi destacou a importância dos gestos em vez das palavras, reforçando que o presidente Lula tem sido um líder que mais empoderou as mulheres no Brasil. Ela também repudiou os ataques dos bolsonaristas, os classificando como “canalhas, misóginos, machistas e praticantes de violência política”. Segundo a ministra, essas pessoas desprezam as mulheres, e seus ataques não a intimidam nem a amedrontam. Para ela, são apenas oportunistas tentando desqualificar a figura do presidente Lula.
“Repudio os ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política. Eles desprezam as mulheres. Não me intimidam nem me acuam. São oportunistas tentando desmerecer o presidente Lula. Gestos são mais importantes que palavras. Não teve e não tem outro líder como o presidente Lula que mais empoderou as mulheres”, afirmou Gleisi em sua publicação.
Ela lembrou que, durante seu governo, Lula tomou iniciativas históricas em relação às mulheres, como a nomeação de Dilma Rousseff à presidência, tornando-a a primeira mulher a ocupar o cargo no Brasil. Gleisi também mencionou o apoio de Lula à sua candidatura à presidência do PT.
“Não é qualquer líder que ousa lançar a primeira mulher presidenta do País, a primeira presidenta do PT, o que mais nomeou mulheres ministras, nas estatais, no Banco do Brasil, na Caixa, no Superior Tribunal Militar (STM) e em outros tantos cargos importantes. Que moral vocês têm? Vocês esqueceram das entrevistas, dos vídeos em que Bolsonaro agrediu as mulheres, estimulando a violência política e física, o preconceito, o machismo? Canalhas, respeitem a inteligência do povo brasileiro”, declarou Gleisi. (Estadão Conteúdo)
No Ar: Show de Notícias