Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 15 de abril de 2022
Comer chocolate não se limita à Páscoa, mas com a chegada da data especial cresce o consumo desse alimento, muitas vezes exageradamente. Mas afinal, quais são as consequências desse doce? É verdade que chocolate causa acne e faz mal para a pele?
Não é por acaso que consumir chocolate dá sensação de felicidade. Barbara Antunes, nutricionista especialista em saúde perintal e transtornos alimentares, explica: “A resposta natural do nosso cérebro para o chocolate é a sensação de prazer“. Mas isso não significa que comê-lo abundantemente é bom – principalmente para a sua pele.
O bom gosto do chocolate é resultado da composição naturalmente rica em gorduras e, muita vezes, adição de açúcares. Segundo a especialista, esses dois ingredientes combinados em excesso podem estar associados ao aparecimento da acne, por exemplo.
Nídia Lima, dermatologista da Clínica Facelines, em São Paulo, complementa: “o chocolate tem alto índice glicêmico, por isso estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que aumenta a quantidade de espinhas”.
Pessoas de pele oleosa são as mais prejudicadas pelo consumo exagerado de chocolate, visto que produzem excesso de sebo normalmente, conforme destaca Nídia. “O fator [oleosidade] é potencializado com o consumo do chocolate, tornando as acnes ainda mais frequentes”, afirma.
Para as “chocólatras” de plantão, a médica indica dar preferência aos chocolates e ovos de Páscoa amargos e em pequena quantidade, evitando o consumo de chocolate branco e ao leite.
Exagerou no chocolate? Saiba o que fazer
“Chocolate saudável é aquele que é consumido com consciência! Você pode comprar o chocolate classificado como mais saudável do mundo, mas se você come sem atenção e em excesso, ele deixa de ser saudável”, garante a nutricionista Barbara.
Equilíbrio e dieta balanceada são uns dos segredos para uma pele saudável, mas se você exagerou no chocolate, algumas medidas simples podem ser tomadas.
Nídia recomenda beber bastante água diariamente (no mínimo 2 litros) e realizar uma dieta equilibrada com o consumo de probióticos, para um melhor o funcionamento da microbiota intestinal. Afinal, a saúde do intestino pode refletir na qualidade da pele.
Manter a rotina de skincare em dia, com a devida higienização e hidratação (inclusive em pele oleosa), e remover a maquiagem antes de dormir também são fundamentais para prevenir as acnes.
Em caso de excesso e frequência de acne, é imprescindível consultar um dermatologista. “Há inúmeras medicações tópicas (secativas , que aceleram a cicatrização da acne e impedem surgimento de novas lesões) e também orais, como antibióticos, antiandrógenos e isotretinoina”, que podem ser receitadas pelo médico, ressalta Nídia.
Por fim, Barbara relembra dois pontos fundamentais para afastar a culpa: “Primeiro: nenhum alimento sozinho tem o poder de engordar ou emagrecer. Segundo: você não precisa compensar esse excesso de chocolate, apenas volte para a sua rotina normal de alimentação e exercícios”.
No Ar: Pampa News