Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 19 de outubro de 2021
Um fundo de investimentos da Arábia Saudita pretende construir o primeiro parque de diversões e destinação turística em uma plataforma de petróleo desativada em pleno Golfo Pérsico, no Oriente Médio.
Chamado “The Rig” (“A Plataforma”, o projeto anunciado pelo Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita na última sexta, tem previsão de ocupar uma área flutuante de 150 mil m² no mar, mas ainda sem data prevista de inauguração.
O projeto é apresentado em meio ao esforço saudita para diversificar sua economia no longo prazo, excessivamente dependente do petróleo, um vilão das mudanças climáticas.
O país é um dos mais conservadores do mundo, mas o material de divulgação promete fazer da antiga plataforma, localizada próxima a um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, um ambiente divertido e hospitaleiro, com dormitórios e restaurantes, além de muitas aventuras e experiências aquáticas.
Será uma espécie de resort de diversão metálico sobre as águas. A estrutura terá três hotéis, restaurantes renomados, heliporto e uma variedade de atividades de aventura, incluindo esportes radicais, como kart, montanha russa e roda-gigante.
Além disso, haverá uma marina com espaço para ancorar até 50 barcos, 800 quartos e 11 restaurantes.
Segundo o PIF, pretende agregar valor à economia local e garante “a preservação ambiental e o projeto seguirá os principais padrões e melhores práticas globais, apoiando ainda mais os esforços mais amplos do Reino (Arábia Saudita) na proteção ambiental”.
O The Rig procura atrair turistas de todo o mundo, com destaque para pessoas vindas de países do Conselho de Cooperação do Golfo — Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Omã e Bahrein.
De acordo com o PIF, o projeto do The Rig procura levar inovação para os setores de entretenimento e turismo da Arábia Saudita, para atingir a diversidade na linha com os objetivos da Visão 2030 da Arábia Saudita, com estratégias para reduzir a dependência do país do petróleo.
No Ar: Pampa Na Tarde