Domingo, 24 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 2 de fevereiro de 2023
Logo após a divulgação da morte da jornalista Glória Maria, nesta quinta-feira (2), diversos políticos e autoridades prestaram homenagens à apresentadora. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota.
“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”, prossegue o texto.
Lula
“Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras. Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira.”
Rosa Weber, presidente do STF
“Glória Maria teve uma brilhante carreira no jornalismo. Por meio século, nos acostumamos a ver uma mulher forte, que enfrentou preconceito social e racial, reportando as principais notícias do Brasil e do mundo. Farão falta ao país o carisma, a clareza e a competência. Desejo conforto à família e aos amigos, com a certeza de que seu exemplo vai inspirar novas gerações de jornalistas.”
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
“Com a morte de Glória Maria, o jornalismo perdeu um dos seus rostos mais conhecidos e respeitados. De origem humilde, Glória Maria, uma mulher negra, tornou-se um ícone da televisão brasileira e protagonista de passagens históricas que marcaram uma geração. Dirijo meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores.”
Arthur Lira, presidente da Câmara
“O Brasil lamenta a morte de Glória Maria, um ícone do jornalismo nacional. Minha solidariedade e da Câmara Federal à família e a todos que fazem a imprensa brasileira.”
Geraldo Alckmin, vice-presidente
“Lamento a morte da jornalista Glória Maria, ícone da televisão brasileira e do jornalismo nacional. Com notável preparo intelectual e profissional, Glória encantou os brasileiros e esteve presente em momentos históricos da cobertura nacional. Meus profundos sentimentos.”
Dilma Rousseff, ex-presidente
“Glória Maria foi a repórter + popular da história da televisão brasileira. Foi ainda uma pioneira, que abriu caminho p/ as mulheres e as mulheres negras num espaço até então reservado aos homens. Contou a história e fez história. Meus sentimentos a suas filhas, parentes e amigos.”
Confederação Nacional da Indústria
“A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manifesta profundo pesar pelo falecimento da jornalista Glória Maria, ocorrido nesta quinta-feira (2), e se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, como repórter e apresentadora da TV Globo, Gloria Maria é um ícone do jornalismo brasileiro, tendo se tornado uma importante referência no noticiário por sua competência e sua leveza. Foi a primeira mulher negra a se destacar no jornalismo nacional e, por sua coragem e profissionalismo, abriu portas para as gerações seguintes. Glória Maria deixa, a todos nós, um exemplo de determinação e amor ao país, pelo qual trabalhou ao longo de toda sua trajetória. A equipe de jornalismo da CNI também presta homenagem à querida e inspiradora colega de profissão.”
Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
“Perdemos um ícone da TV brasileira e um dos maiores nomes do jornalismo. Glória Maria fez história com reportagens que marcaram a vida de milhões de brasileiros. Descanse em paz, Glória.”
No Ar: Pampa News