Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 6 de junho de 2024
Até este sábado (8), das 9h às 17h, a Arena do Grêmio será palco de um mutirão social realizado pela Arena, Grêmio e Exército Brasileiro e organizado pelo Comando Conjunto da Operação Taquari 2. A ação visa atender aos moradores dos bairros Anchieta, Farrapos e Humaitá, em Porto Alegre, que foram afetados pelas enchentes históricas no Rio Grande do Sul, no mês de maio, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos à comunidade. O acesso ao mutirão é realizado pela Rampa Oeste do estádio.
O presidente da Arena, Mauro Araújo, destacou a importância da iniciativa. “Vamos abrir nossas portas para ajudar a comunidade. Seguiremos trabalhando na limpeza e manutenção de forma intensiva, mas é fundamental que possamos ajudar as pessoas que residem no entorno da Arena. Este mutirão é uma oportunidade de proporcionar serviços essenciais para a nossa comunidade, que foi tão afetada pelas enchentes”, disse.
Durante os dias de mutirão, serão oferecidos os seguintes serviços:
* Atendimento de demandas relativas a questões criminais, direito à saúde e meio ambiente;
* Serviços de assistência à saúde, incluindo vacinação e promoção à saúde;
* Orientação e assistência jurídica;
* Regularização do CPF;
* Reimpressão emergencial de 2a via de carteiras de 2 vias de carteiras de Identidade;
* Entrega de ração animal, vacinação, vermifugação e chipagem de
cães e gatos;
* Vacinação e orientação sobre os direitos da criança e do
adolescente;
* Atividades de promoção de higiene;
* Informação e assistência a pessoas refugiadas e apátridas;
* Assistência a migrantes, com apoio na documentação;
* Atendimento médico e assistência religiosa;
* Orientações sobre benefícios sociais do Estado;
* Emissão de segundas vias de certidão de nascimento e de casamento, além de serviços da Justiça Itinerante.
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, lembra que o clube “sabe da responsabilidade que tem com os bairros no entorno da Arena e que vai atuar sempre em defesa dos interesses e das necessidades dos moradores da comunidade”.
O Coronel Jomane Cordeiro, coordenador geral da ACISO (Ação Cívica Social), também destaca a relevância da ação. “O Comando Conjunto da Operação Taquari II, junto às agências do Poder Público e à Arena do Grêmio, entende que é de suma importância iniciar a retomada da vida normal. Para tanto, essa iniciativa da Ação Cívico Social visa auxiliar com informações, atendimento médico, psicológico e espiritual, além da possibilidade de obtenção da 2ª via de alguns documentos”.
Não haverá cadastramento para benefícios sociais como CadÚnico, Registro Unificado, entre outros. Também não serão distribuídos donativos. A ação conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da prefeitura de Porto Alegre, da Polícia Federal, da Polícia Civil do RS, da Brigada Militar do RS e do Corpo de Bombeiros Militar do RS.
No Ar: Pampa News