Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 23 de junho de 2024
Max Verstappen foi o campeão do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, disputado na manhã desse domingo (23), no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Perseguido por Lando Norris (McLaren) nas 15 voltas finais, o tricampeão mundial mostrou toda a sua experiência para levar o título. Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio.
Hamilton conquistou seu primeiro pódio na temporada. Não terminava entre os três melhores desde o GP da Cidade do México de 2023. Em temporada de despedida da Mercedes, o britânico superou o companheiro Russell para ser o terceiro colocado e conquistar seus 198º pódio na carreira.
Norris se recuperou na prova, fez a volta mais rápida, diminuiu a distância para o tricampeão mundial a cada volta, mas não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar uma ultrapassagem. A diferença entre Verstappen e Norris terminou em apenas 2.219. Durante a corrida, Max chegou a ter nove segundos de vantagem para o segundo colocado — na ocasião George Russell.
“Não é que eu poderia ter vencido, eu deveria ter vencido. O ritmo foi bom, eu que não larguei bem”, lamentou Norris. “Estamos bem, eu que preciso refinar algumas coisas.”
A prova começou com a briga pela liderança já na largada. Lando Norris, na pole position, voou para impedir a ultrapassagem de Max Verstappen, que estava em segundo. O tricampeão mundial acabou pressionado e levou as rodas até a grama, mas conseguiu se manter na corrida. Já na primeira curva, George Russell saltou de quarto para assumir a ponta.
Verstappen, porém, virou o líder da prova na terceira volta. O holandês da Red Bull foi para cima de George Russell, tomou a ponta e, de quebra, conseguiu a volta mais rápida. Norris permaneceu em terceiro, seguido por Lewis Hamilton (Mercedes) e a dupla da Ferrari – Carlos Sainz e Charles Leclerc. Segundo Max, este momento, logo no iníci “foi fundamental para a vitória”.
O tricampeão mundial disparou, e Lando Norris deixou as duas Mercedes para trás. Enquanto Verstappen corria sozinho, Norris — então na quarta colocação — ultrapassou Lewis Hamilton e, na volta 35, protagonizou uma emocionante briga com Russell para assumir a vice-liderança.
Norris flertou com a ponta após parada de Verstappen, mas seguiu em segundo e tentando se aproximar da Red Bull. O britânico assumiu a ponta após ida do holandês da Red Bull para os boxes, e viveu um dilema sobre quando fazer a sua troca de pneus. Norris foi para os boxes na 48ª volta, mas a parada não foi boa e ele voltou atrás de Max. Ele perseguiu o holandês até a última volta, mas não conseguiu a ultrapassagem.
A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Áustria, no Circuito RB Ring, no dia 30 de junho, às 10h. A prova é válida como a 11ª etapa da temporada.
A etapa marca também o retorno das corridas sprint, formato que chega à terceira edição na atual temporada. A prova será no sábado, dia 29, e concede pontos extras aos oito primeiros colocados.
Verstappen é o atual vencedor da prova; e seu triunfo em 2023 foi importante: fez dele o quinto maior vencedor de todos os tempos na F-1, chegando a 42 conquistas e desbancando Ayrton Senna da lista. Charles Leclerc e Sergio Pérez completaram o pódio ao lado do holandês.
No Ar: Pampa Na Tarde