Sábado, 28 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 4 de setembro de 2023
A irmã mais velha de Céline Dion, Claudette, atualizou os fãs da cantora sobre seu estado de saúde. A artista canadense sofre de Síndrome da Pessoa Rígida, condição neurológica rara e incurável que causa espasmos musculares debilitantes.
“Ela está fazendo de tudo para se recuperar. Ela é uma mulher forte”, disse Claudette à Hello! Canada.
A condição, de acordo com a Stiff Person Syndrome Foundation, afeta o sistema nervoso central, especificamente o cérebro e a medula espinhal. “Os pacientes podem ficar deficientes, parar em cadeiras de rodas ou ficar acamados, incapazes de trabalhar e cuidar de si próprios”, afirma fundação, acrescentando que a doença tem características autoimunes e inclui sintomas como “hiperrigidez, dor debilitante, ansiedade crônica” além de espasmos musculares “tão violentos que podem deslocar articulações e até quebrar ossos”.
“É uma doença sobre a qual sabemos tão pouco. Há espasmos, e eles são impossíveis de controlar, e não há muito o que fazer para apoiá-la, para aliviar sua dor”, lamentou Claudette.
Dion revelou pela primeira vez que foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida em dezembro, em um vídeo do Instagram.
“Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida às vezes causando dificuldades quando ando, e não me permitindo usar as cordas vocais para cantar como estou acostumada”, disse ela, na ocasião.
A cantora, que tem três filhos, René-Charles, de 22 anos de idade, e os gêmeos Nelson e Eddy, de 11 anos, com René Angélil, observou que tem “uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para ajudar a melhorar”.
No Ar: Show de Notícias