Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 19 de maio de 2024
A Nasa anunciou que, em breve, começará a projetar novo conceito de motor a jato para a próxima geração de aviões comerciais ultra-eficientes. O desenvolvimento será realizado junto à indústria especializada.
A agência espacial estadunidense visa tornar a indústria da aviação mais sustentável. Para isso, trabalha em pequeno núcleo para motor a jato turbofan híbrido-elétrico capaz de reduzir o consumo de combustível em 10% em comparação aos motores atuais, informa a Nasa.
Um núcleo de motor a jato é onde o ar comprimido se combina com combustível e é aceso para geração de energia. Segundo a agência, tornando o núcleo menor, a eficiência do combustível melhora, reduzindo também a emissão de carbono.
Detalhes
O projeto se chama, em tradução livre, Núcleo Híbrido Termicamente Eficiente (HyTEC, na sigla em inglês). Ele está sendo conduzido no Glenn Research Center da Nasa em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos.
Seu objetivo é demonstrar o núcleo compacto e ter tecnologia pronta para operar em motores de aeronaves de próxima geração, que estrearão na próxima década.
O HyTEC está estruturado em duas fases: Na Fase 1, prestes a ser concluída, o foco foi a seleção de tecnologias de componentes a serem utilizados no demonstrador principal; Na Fase 2, prestes a começar, os pesquisadores vão projetar, construir e testar núcleo compacto em colaboração com a GE Aerospace, divisão aeroespacial da GE.
Construção
Para começar o projeto e sua construção, os pesquisadores precisaram buscar materiais inovadores para utilizar no motor. Três anos depois, eles encontraram as soluções necessárias.
“Estamos focados desde o primeiro dia. Começamos o projeto com certas metas técnicas e métricas de sucesso e, até agora, não tivemos que mudar o rumo de nenhuma delas”, disse Nerone.
Para que um núcleo seja diminuído, mas mantendo o mesmo nível de empuxo, é preciso que o calor e a pressão aumentem em comparação com os motores a jato padrão atuais. Portanto, o novo núcleo precisa ser feito de materiais mais duráveis, capazes de suportar temperaturas mais altas. O projeto também explorou a aerodinâmica avançada e demais elementos técnicos importantes.
Próxima etapa
A Fase 2 tem como base a Fase 1 no que tange a criação do núcleo compacto de testes de solo. Ele vai buscar comprovar a eficácia e capacidades do HyTEC.
As tecnologias testadas pelo projeto devem trazer taxa de desvio, hibridização e compatibilidade bem mais elevadas em relação a combustíveis de aviação sustentáveis atuais.
No que tange a taxa de desvio, ela é responsável por apontar a relação entre a quantidade de ar fluindo pelo núcleo do motor em comparação com a quantidade de ar desviada do núcleo para fluir ao seu redor.
Com a diminuição do núcleo, paralelamente ao aumento do tamanho turbofan que o alimenta, mantendo a potência de empuxo, o HyTEC, em tese, usará menos combustível e reduzirá as emissões de carbono.
Além disso, outro ponto crucial a ser desenvolvido é a hibridização. Segundo a NASA, a capacidade híbrida-elétrica do HyTEC significa que o núcleo também terá aumento por energia elétrica, de modo a reduzir ainda mais o uso de combustível e emissões de carbono.
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