Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

Home Acontece Nilton Leonel Arnecke Maria toma posse como defensor público-geral do Estado para biênio 2024/2026

Compartilhe esta notícia:

O defensor público Nilton Leonel Arnecke Maria tomou posse, nesta quinta-feira (11), como novo defensor público-geral do Estado do Rio Grande do Sul para o biênio 2024/2026. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 31 de março. Esta é a terceira vez que Nilton assume a gestão administrativa da instituição. Seu primeiro mandato foi no biênio 2012/2014 e depois em 2014/2016.

Nilton assume o seu terceiro mandato frente à instituição. Foto: O Sul

Nilton iniciou seu discurso agradecendo as presenças de autoridades, defensores e servidores, o que mostra o apoio ao projeto de gestão proposto. “Temos a missão vocacional de agentes de transformação social. A defensoria precisa ser uma instituição forte. A todos que necessitam do nosso atendimento, posso garantir que a defensoria aprimorará a prestação de serviços à população, facilitando a cada dia o atendimento aos que mais precisam”, falou. O novo defensor também reafirmou o diálogo e a parceria com as instituições de estado e disse que, atualmente, os desafios são significativos, especialmente no que tange à inclusão digital dos assistidos.

Na mesma cerimônia assumiram a subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Silvia Pinheiro de Brum; a subdefensora pública-geral para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto, e o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski. Silvia discursou em nome deles, afirmando que quase 60% dos defensores, mais de 57% dos servidores e 74% dos estagiários são mulheres. “Me comprometo a ter uma defensoria mais inclusiva, desenvolvendo políticas públicas afirmativas. O povo gaúcho precisa desse fortalecimento”, disse a subdefensora aos representantes de demais órgãos.

Deixando o cargo, o ex-defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, agradeceu a equipe que o acompanhou por dois mandatos. Emocionado, relembrou os principais momentos de sua gestão.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto, a DPE é uma instituição irmã do TJ. “Um Estado de Direito deve permitir o acesso de todos ao direito, deve estar em todos os rincões e deve incluir os vulneráveis. Como juízes, não podemos equilibrar os direitos se não tivermos uma instituição com capacidade de trazer esse direito a nós”, disse.

Em sua fala, o defensor público-geral do Estado de Santa Catarina, Renan Soares de Souza, que representou o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), parabenizou a última gestão, afirmando que a DPE/RS é um exemplo para as demais defensorias estaduais. Colocou o conselho à disposição de Nilton e sua equipe, reafirmando o desejo de todos os defensores-gerais estaduais de fomentar o acesso à justiça aos que mais precisam.

Prestigiaram a posse, ainda, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; o ex-governador do Estado, Jair Soares; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; a defensora pública federal chefe em Porto Alegre, Regina Taube; o procurador-geral do Município de Porto Alegre, Roberto Rocha; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz; a presidente do Tribunal de Justiça Militar, Maria Emília Moura da Silva; o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iradir Pietroski; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª região, Ana Luísa Chiodelli; o corregedor-geral da DPE, Marcelo Turela; o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado, Mário Rheingantz; deputados, presidentes e representantes de associações, entidades de classe e sindicatos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Governo gaúcho anuncia troca de gestão do Hospital Tramandaí
Festa Nacional do Chimarrão de Venâncio Aires espera mais de cem mil visitantes em maio
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News