Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025

Home em foco Nova York começa a cobrar pedágio de veículos em parte de Manhattan para tentar reduzir o trânsito

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A prefeitura de Nova York (EUA) começou a cobrar pedágio dos motoristas que desejam circular em uma parte do distrito de Manhattan, incluindo pontos turísticos famosos, como os bairros Village e Chelsea, o edifício Empire State e a região de Wall Street. A medida entrou em vigor neste domingo (5).

A zona de cobrança automática em Manhattan cobre toda a parte central e sul da ilha, em todas as ruas abaixo da 60, na divisa com o Central Park. Cerca de 700 mil veículos circulam pela região todos os dias, de acordo com a prefeitura. A velocidade média no local caiu de 14,6 km/h em 2010 para 11,4 km/h em 2024.

Bairros como Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros, estão na área com cobrança de pedágio. Vias expressas nas margens de Manhattan, como a West Side Highway, FDR Drive e o túnel Hugh L. Carey, encontram-se fora da área de cobrança.

A medida visa reduzir o trânsito local, as emissões de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida da população, de acordo com a prefeitura da cidade.

Para carros de passeio e pequenos veículos comerciais, os valores cobrados são de US$ 9 (cerca de R$ 55,60 na cotação de 3 de janeiro) em horário de pico e de US$ 2,25 (R$ 13,90) fora do horário de pico.

Táxis e veículos de transporte por aplicativo terão uma cobrança adicional a ser paga pelos passageiros por viagem.

O valor é de US$ 0,75 (R$ 4,73) para os táxis e transporte executivo e de US$ 1,50 (R$ 9,27) para carros pedidos por aplicativo. Motocicletas pagam US$ 4,50 (R$ 27,80) no horário de pico e US$ 1,05 (R$ 6,49) fora do pico.

Para caminhões e ônibus, os valores variam de acordo com o porte do veículo e vão de US$ 14,40 (R$ 89) a US$ 21,60 (R$ 133) no horário de pico e de US$ 3,60 (R$ 22,2) a US$ 5,40 (R$ 33,3) fora do horário de pico.

Cada veículo será cobrado apenas uma vez por dia pelo sistema eletrônico EZ-Pass. Não há sistema de cobrança manual. Veículos sem o EZ-Pass receberão a cobrança pelo correio – os valores são maiores.

A quantia arrecadada com a cobrança será aplicada em melhorias na infraestrutura do transporte público, segundo a prefeitura. Os preços do pedágio devem subir em 2028 e 2031, de acordo com um cronograma.

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