Sábado, 05 de Outubro de 2024

Home Porto Alegre Ônibus de Porto Alegre têm passe-livre na eleição municipal deste próximo domingo

Compartilhe esta notícia:

Conforme determinação da Justiça Eleitoral cumprida por meio de decreto da prefeitura, os ônibus do transporte público de Porto Alegre têm passe-livre neste domingo (6), quando os cidadãos com idade a partir de 16 anos vão às urnas para escolher quem ocupará a prefeitura e a Câmara de Vereadores no período de 2025 a 2028. A gratuidade será repetida em eventual segundo turno para o comando do Executivo municipal, dia 27.

A isenção vale para todos os passageiros, não sendo necessária a apresentação de título eleitoral ou qualquer outro comprovante. Para o atendimento da demanda, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) da capital gaúcha ampliará em 40% a oferta normal de viagens de domingo no sistema.

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) – vinculada à pasta – reforçarão o trabalho de fiscalização e orientação de usuários do serviço antes, durante e após o pleito. Em caso de dúvida, a sugestão é entrar em contato pelos telefones 118 e 156, ou acessar o site prefeitura.poa.br.

Apelo ao comparecimento

Por meio da campanha “Venha reconstruir o Estado com a força do seu voto”, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) tem reforçado desde setembro o apelo ao comparecimento às urnas. No foco da mobilização está a redução dos índices de abstenção e, consequentemente, o fortalecimento do processo democrático.

O comando do órgão não esconde a preocupação com a possibilidade de baixo comparecimento de votantes em determinados locais ao longo do pleito, por causa dos impactos das enchentes de maio no Estado. Mas vê uma série de aspectos positivos, conforme destaca seu presidente Voltaire de Lima Moraes:

“O cenário desolador causado pela maior tragédia climática que se abateu no Rio Grande do Sul não impediu que a Justiça eleitoral gaúcha, com o apoio de vários segmentos sociais, conseguisse superar todos os obstáculos impostos”.

Ele também menciona outra ação decisiva para os cidadãos no processo de escolha de seus representantes no Executivo e Legislativo: o trabalho conjunto dos juízes e servidores da Justiça Eleitoral para superar a necessidade de reconstrução de locais de votação afetados por inundações e outros problemas decorrentes da maior catástrofe já ocorrida no Estado.

Outro motivo de satisfação para Moraes é o êxito da campanha “Mesário Voluntário”, destinada a incentivar voluntários a se inscreverem para desempenhar essa função em ambos os turnos do pleito municipal. Por fim, salienta que risco de falta de urnas eletrônicas está afastado, pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emprestou cerca de 6,5 mil equipamentos ao Rio Grande do Sul.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

O que é boca de urna? Entenda o crime eleitoral
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News