Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 3 de maio de 2022
Quem passa pelo Pavilhão de Agricultura, Soja e Derivados na Fenasoja 2022 se surpreende pela diversidade e qualidade dos produtos apresentados pelos expositores. No total são 24 boxes expositores, contemplando produtos de 53 agroindústrias, além de floriculturas e artesanatos. O Pavilhão está sob responsabilidade da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados e abrange expositores de diferentes pontos do Rio Grande do Sul, com destaque para os municípios da Fronteira Noroeste e das Missões. Santa Rosa está representada por uma diversidade de produtos, dando visibilidade também ao associativismo e ao cooperativismo locais, com a presença da Associação de Produtores de Hortigranjeiros (Aprhorosa) e da Central de Cooperativas Unicooper.
Panificados, conservas, geleias, compotas, bebidas como aguardentes, 15 tipos de sucos, derivados de cana-de-açúcar, panificados, salames, copas, torresmo, bebidas lácteas, queijos, ovos, mel e derivados estão entre as mais de 300 opções apresentadas no pavilhão de 756 m2. A maior parte dos empreendimentos presentes está inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf/RS), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. Esse fator traz segurança em relação à procedência e qualidade dos alimentos comercializados.
Os pavilhões da feira, que segue até o domingo (08/05), abrem das 10h às 22h.
O extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi, que integra a Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, presidida por José Vanderlei Waschburger, destaca que já no domingo (1º/05), quando se atingiu o público recorde da feira em um único dia ? com mais de 56 mil pessoas ? muitos produtores relataram que em quatro dias já haviam comercializado mais do que a totalidade de outras edições. ?Muitos tiveram que voltar a sua origem e produzir mais para atender à excelente demanda de comercialização?, destacou Lunardi, ao lembrar que quem visitar o espaço da Cozinha da Soja também tem a oportunidade de conferir a exposição em um vitral de mais de 300 produtos vindos de agroindústrias e de artesões rurais de mais de 40 munícipios da região.
Já na Exporural, a agroindústria familiar Grings apresenta a potencialidade da cadeia do mel na região, com a apresentação de seus produtos e também equipamentos para manejo. Estão expostos ainda uma variedade de produtos de cooperativas assistidas pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar.
No Ar: Pampa Na Madrugada