Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024

Home Acontece Plataforma que facilita doação de sangue no hemocentro de Pelotas deve chegar a todo o Brasil em 2024

Compartilhe esta notícia:

Pensado para conectar, inicialmente, potenciais doadores de sangue ao Hemocentro Regional de Pelotas, o Socilogue é uma plataforma virtual criada em 2018 com o objetivo de salvar vidas através da captação, manutenção e registro de doadores de sangue nos hemocentros. Com cinco anos de existência e 2 mil usuários cadastrados, o projeto deve se expandir para todo o Brasil em junho de 2024 com uma versão 2.0 e um aplicativo.

A iniciativa surgiu da necessidade de se estabelecer uma plataforma voltada para a sociedade, como parte do trabalho de conclusão de curso de Francisco de Freitas Kemle na faculdade de Tecnologia em Sistemas para Internet, no IFSUL de Pelotas, na região Sul do estado. Kemle, criador e CEO do Socilogue, conta que a plataforma se tornou fundamental para o hemocentro de Pelotas, ampliando seu alcance por meio das redes sociais do projeto e facilitando a solicitação de sangue.

Durante a pandemia, o Socilogue se mostrou ainda mais essencial ao informar a população sobre a importância da doação de sangue naquele período. “Ela foi muito necessária, porque as pessoas não iam doar sangue, já que tinham que ficar em casa”, explicou. O site também auxiliou na divulgação de informações sobre o intervalo necessário para a doação de sangue após a contração da Covid-19 e a vacinação contra a doença.

Através da plataforma, o usuário pode verificar informações sobre os estoques dos hemocentros cadastrados e registrar restrições temporárias para doação, como tatuagens recentes. Além disso, o Socilogue permite que os hemocentros enviem solicitações por e-mail ou SMS aos doadores cadastrados, inclusive especificando os tipos sanguíneos necessários. O doador pode, ainda, através da plataforma, avaliar o serviço de hemoterapia com uma nota e um comentário descritivo.

Acesse o Socilogue aqui.

Nova fase

Em celebração ao quinto aniversário do projeto, o Socilogue está se preparando para uma expansão nacional, transformando-se em uma empresa e estabelecendo uma parceria significativa para a expansão em todo o país. A empresa G&P Projetos e Sistemas – uma das maiores fornecedoras de tecnologia para o estado de São Paulo e a líder nacional na implementação de soluções Oracle e AWS – auxiliará o projeto nesta nova etapa.

O Socilogue passará, assim, para a versão 2.0, com uma plataforma de maior performance, que contará com novas funcionalidades e a capacidade para atender a todo o território nacional, utilizando tecnologias de ponta. A iniciativa irá ganhar, ainda, um aplicativo móvel, que deve facilitar o acesso pelo usuário.

Com a nova configuração, o doador poderá registrar a sua doação através de um “check-in” e será avisado sobre a próxima data possível para doar sangue por uma notificação no aplicativo, respeitando o intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres e o número máximo de doações anuais.

A versão 2.0, que deve ser lançada em junho de 2024, também permitirá o agendamento da doação e oferecerá a possibilidade de o usuário preencher a ficha de cadastro do hemocentro online, desburocratizando o processo e favorecendo a diminuição de filas. Gráficos e estatísticas dos hemocentros cadastrados também estarão disponíveis no Socilogue. “Estes dados são muito preciosos e serão preservados para que o homocentro tenha maior controle”, explicou Kemle.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Conferência global debate os rumos da política latino-americana em Porto Alegre
Instituto Lins Ferrão desenvolve projeto social de bolsas sustentáveis
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada