Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 7 de agosto de 2023
Grande parte das pessoas liga o chá de canela à perda de peso. “Depositar apenas no chá esse resultado não é acerto. Mas é verdade que a canela tem efeito termogênico, que aumenta a temperatura do organismo e deixa nosso metabolismo mais acelerado. Isso faz com que a queima de gordura seja mais eficiente também”, explica a nutricionista Elaine Pádua, mestre em Ciências da Saúde e pós-graduada em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas. “Acompanhado de um estilo de vida saudável, o hábito de beber chá de canela pode sim ser um coadjuvante na perda de peso”, diz a especialista.
Restringir os efeitos dessa especiaria ao emagrecimento, entretanto, seria um desperdício. “A canela tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, neuromodulatório… Ela possui uma serie de componentes bioativos que trazem benefícios para o funcionamento do organismo como um todo”, explica a dra. Elaine. A única contra-indicação, segundo ela, seria para gestantes. “Como a canela tem ação emenagogo, pode ter um efeito abortivo. Por isso não costumo indicar o consumo desse chá nesse período. Mas no pós-parto, ele já pode ser introduzido”, explica.
A seguir, a especialista destaca algumas das ótimas ações do chá de canela:
Faz bem para o coração
Existem vários trabalhos mostrando a capacidade preventiva terapêutica do chá de canela, sobretudo para as doenças cardiovasculares. O seu chá ajuda a diminuir o colesterol total, o LDL, e os níveis dos triglicerídeos. Isso é muito importante para manter um metabolismo lipídico adequado, promovendo uma prevenção para quem tem risco cardiovascular. Além disso, há estudos confirmando seu papel modulador sobre a pressão arterial, com efeitos benéficos diretos sobre coração e vasos.
Ajuda no equilíbrio glicêmico
Hoje sabemos que a canela tem uma ação hipoglicemiante, ou seja, ela faz com que a insulina trabalhe de uma forma mais adequada no nosso corpo, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso beneficia mesmo quem não é diabético.
Melhora os sintomas da menstruação
O chá de canela ajuda na regulação do ciclo menstrual, atenua dores, cólicas, e propicia a diminuição da intensidade do fluxo menstrual.
Auxilia no emagrecimento
Estudos mostram que a canela tem ajuda na oxidação do tecido adiposo branco, aquele que gera o desconforto em relação ao peso. Pesquisas também sugerem que a especiaria atua aumentando a ação da leptina, hormônio que da mais saciedade.
É uma ótima fonte de cálcio
Só para ter uma ideia, 100 gramas de canela tem 1.228 miligramas de cálcio. Para pessoas que estão fazendo restrição de produtos lácteos, o chá de canela pode ser indicado para aumentar o aporte de cálcio, ainda mais depois dos 40 anos, por conta da perda de massa óssea.
Combate o inchaço
Isso porque a canela é uma excelente fonte de potássio, que ajuda a evitar a retenção hídrica das mulheres.
Previne o envelhecimento precoce
Isso porque é carregado com ótimos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.
Melhora a circulação sanguínea
Graças a uma substância chamada cumarina, que tem propriedades anticoagulantes, a circulação sanguínea acaba acontecendo de uma forma mais eficiente, e isso significa entrega mais eficiente de oxigênio e nutrientes para os músculos, órgãos e tecidos.
Como preparar o chá
Coloque 500 ml de água filtrada e acresce 2 lascas de canela em pau. Deixe ferver por uns 5 minutos. Retire a canela e pronto!
No Ar: Pampa Na Madrugada