Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025

Home Colunistas Posse disputada

Compartilhe esta notícia:

O Brasil vai voltar a desfilar no cenário internacional sem constrangimentos, diante da agenda fraca do presidente Jair Bolsonaro no circuito. O staff de Lula da Silva (PT) sonha com a presença de todos os presidentes da América do Sul em sua posse, dia 1º de Janeiro, e tem recebido confirmações. A missão é da futura primeira-dama Janja da Silva, por parte do grupo de transição, com diplomatas do Ministério das Relações Exteriores do atual Governo. Mas o ineditismo do protagonismo da esposa do presidente eleito causa ciúme no Itamaraty e desencontros com o cerimonial do Palácio do Planalto. Da Europa podem vir o francês Emmanuel Macron e o português Marcelo Sousa.

Wagner orienta

O senador Jaques Wagner (PT-BA) está irritado com a forma como foram conduzidas as articulações da “PEC da transição”. Recomendou a Lula da Silva que defina um único interlocutor. Os líderes não sabem a quem procurar. A condução inicial coube à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann – que, consta nos bastidores, está mais preocupada em acomodar futuros apadrinhados no Governo petista.

Águas passadas

O diretor-geral da Usina de Itaipu, Almirante Anatalício Risden, foi quem assinou exoneração de Janja da Silva há quatro anos. Agora, ele fez chegar sinais de paz à futura primeira-dama e ao advogado de Lula no TSE, Luiz Fernando Pereira – que, aliás, manteve contrato com a binacional na gestão Bolsonaro.

Covid no CCBB

A maioria dos integrantes do grupo de transição do Governo passou a utilizar máscara de proteção há uma semana. Voluntário do GT confidenciou à Coluna que foram confirmados pelo menos seis casos de Covid-19 nas equipes no CCBB até esta semana. O novo Governo indicou mais de 300 nomes para o gabinete, mas boa parte trabalha em formato remoto.

Bonita & sem foguete

O Ministério de Ciência e Tecnologia patina na tecnologia básica para construir um novo foguete na Base de Alcântara (MA), mas não titubeia em tirar dos cofres um bom dinheiro para pagar uma pequena reforma e manutenção do sítio Cyclone-IV. Vai desembolsar R$ 6,1 milhões para a M.A. Planejamento e Consultoria para o serviço.

Reféns do celular

O isolamento causado pela pandemia da Covid-19 aproximou os brasileiros de seus aparelhos eletrônicos, em especial do celular. Segundo a plataforma Hibou, o tema “saúde” é destaque nas consultas pelos aparelhos, seguida de “gastronomia”, “alimentos e bebidas”, “beleza”, “moda” e “cinema”. A pesquisa indica que cerca de 54% dos brasileiros fazem uso constante de seus smartphones durante todo o dia. Os temas menos pesquisados são “habitação”; “política e religião”; “transporte e mobilidade”; “carros” e “games”. Foram ouvidas 2 mil pessoas maiores de 18 anos.

Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Custo da Transição é 10% do Casa Verde e Amarela
100% decidido: Bolsonaro não passará a faixa para Lula
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada