Domingo, 05 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 3 de janeiro de 2025
As praias de água doce da zona sul de Porto Alegre podem ser uma alternativa para quem preferir economizar sem sair da capital gaúcha ou, ainda, para quem quiser curtir um dia dentro da água sem pegar a estrada para o Litoral Norte ou Sul do estado. Dentre as opções, a Praia do Lami é um dos destinos mais tradicionais, atraindo veranistas de diversos bairros porto-alegrenses e cidades da região metropolitana.
“Somos de Alvorada, e é a primeira vez que viemos aqui”, afirma Jonas Ricardo, instalador hidráulico, que trouxe a família para se refrescar nas águas da praia em busca de alívio e entretenimento para as altas temperaturas que assolam a região. “A praia é muito boa, é silenciosa. Durante o final de semana, procuramos sair da rotina de correria do trabalho, e encontramos um local de lazer”, completa.
Já para Jucimara da Silva, a Praia do Lami é uma velha conhecida: a auxiliar de limpeza frequenta a região há mais de 20 anos. “Aqui é ótimo, estou me preparando para passar toda a temporada de verão aqui”, comenta.
O local também é um atrativo para crianças e adolescentes divertirem na água e realizarem atividades ao ar livre. “Está sendo um dia bem diferente, estou gostando muito! Eu e outros amigos estávamos jogando, e ficamos animados com isso”, declara Isadora Pedroso, de 12 anos, que também visita a praia pela primeira vez.
A praia conta com guarda-vidas da Operação Verão e proporciona segurança para os visitantes.
Com a temporada de veraneio nas praias, os cuidados para evitar acidentes e afogamentos devem ser redobrados. E, pensando nisso, o Corpo de Bombeiros está com ações para orientar os banhistas nos locais de banho.
“Os principais cuidados seriam tomar banho próximo às guaritas dos guardas-vidas. E, claro, o alerta para o consumo de bebidas alcoólicas e a combinação com água se torna um fator de risco”, afirma o capitão Rodrigo Carneiro, que atua como guarda-vidas na Operação Verão.
O bombeiro também salienta a importância de respeitar as cores sinalizadas nas bandeiras, que variam de acordo com os riscos presentes na água, para garantir a total segurança. “Respeitando as indicações e os apitos, os banhistas podem aproveitar as águas com tranquilidade”, conclui o capitão.
No Ar: Pampa Na Tarde