Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 25 de junho de 2023
Iris Abravanel completará 75 anos de idade em julho e quer se mostrar uma voz ativa contra o etarismo. Casada com o apresentador Silvio Santos, de 92 anos, a escritora avalia que o avanço da idade não deve ser encarado como um tabu.
“Quando cheguei aos 40 anos, vinham me falar que não iria sair dos ‘enta’. ‘Se prepara pros 40, 50, 60…’, diziam. Como se eu fosse uma velha aos 40, vê se pode? Depois, quando fiz 50, escutei coisas como se estivesse entrado para o início do fim da vida… Farei 75 anos em julho e estou firme”, afirma Iris, que é mãe de quatro filhas – Daniela, Patricia, Rebeca e Renata Abravanel – e avó de oito netos. Do primeiro casamento, Silvio tem ainda outras duas filhas, Cintia e Silvia, mais cinco netos e quatro bisnetos.
De acordo com a escritora, a disposição para aprender e o interesse pelo próximo são importantes para todas as faixas etárias. “O corpo pode envelhecer, mas a mente deve continuar sempre viva e jovem. Depende de como a gente se interessar em saber mais, conhecer mais, ter relacionamentos e amizades.”
Responsável pela autoria A Infância de Romeu e Julieta, atual novela infantil do SBT, Iris estreou como novelista há 15 anos, quando assinou Revelação (2008). Ela conta que tomou a iniciativa de pedir a Silvio Santos uma oportunidade para escrever novelas depois de observar que a emissora estava com dificuldades para contratar autores nacionais.
A consagração de Iris veio quando passou a se dedicar aos folhetins com apelo infantojuvenil, como as versões brasileiras da novela mexicana Carrossel (2012) e da argentina Chiquititas (2013). “Considero como meu propósito de vida a importância de transmitir às crianças a responsabilidade de viver bem cada dia e cultivar os amigos. Quando penso que nossa obra transmite esse valor, eu me sinto bem.”
Entre os artistas que despontaram em novelas assinadas por Iris Abravanel, estão nomes como Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, Giovanna Grigio, Gabriel Santana e Sophia Valverde. Sobre o atual trabalho, Iris demonstra humor ao falar sobre a adaptação de um clássico de William Shakespeare (1564-1616).
“A história de Romeu e Julieta é trágica. A tragédia é um estilo que não tem a ver com o meu. Por isso, decidi pensar na maneira como teria sido a infância de Romeu e Julieta. “Shakespeare que me desculpe. Shakespeare deve estar se revirando no túmulo porque está tudo mudado. Tudo está diferente, mas criei pensando em uma história para assistir em família. A intenção é fazer o melhor para as crianças”, explica.
No Ar: Pampa News