Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025

Home Rio Grande do Sul Prevenção de enchentes: missão gaúcha na Holanda é concluída

Compartilhe esta notícia:

A comitiva liderada pelo governador gaúcho Eduardo Leite finalizou nessa quarta-feira (26) a sua missão oficial de uma semana na Holanda, com foco na busca de conhecimentos técnicos sobre prevenção e gerenciamento de enchentes. Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que também participa da viagem, permanece por mais um dia no país europeu.

Na programação de encerramento, Leite e seus comandados visitaram a Ecoshape, instituição que coordena projetos baseados na integração entre urbanismo e meio ambiente. Segundo ele, os últimos dias foram de intenso aprendizado e intercâmbio que resultarão em importantes subsídios.

Durante os últimos dias, a comitiva conheceu projetos emblemáticos e instituições de referência em gestão hídrica e resiliência climática. De sistemas de proteção costeira como o “Sand Engine” a soluções urbanas como as praças d’água de Rotterdam, a missão proporcionou uma visão abrangente de como a Holanda desenvolveu sua atual relação com a água.

Dentre os principais tópicos da viagem estão a importância de um sistema de governança bem estruturado, com definições claras de responsabilidades e financiamento sustentável, o valor de soluções multifuncionais que combinam proteção contra enchentes com outros benefícios, tais como lazer, biodiversidade e desenvolvimento urbano.

Complementa a lista a necessidade de um planejamento de longo prazo, capaz de antecipar cenários futuros e adaptar-se às mudanças climáticas. Também há destaque para o papel fundamental da ciência e inovação no desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis.

A experiência adquirida durante a missão será incorporada ao “Plano Rio Grande”, estratégia do governo estadual para reconstrução e adaptação após as enchentes que atingiram o mapa gaúcho em maio do ano passado.

Com a palavra…

Eduardo Leite reassume o cargo nesta quinta-feira (27). Antes do embarque para o retorno ao Estado, ele declarou: “Não viemos aqui buscar respostas prontas, mas sim inspiração para desenvolvermos nossas próprias soluções. Concluímos a missão com a certeza de que o caminho que estamos traçando está alinhado às melhores práticas globais. Essa experiência mostra que é possível transformar desafios climáticos em oportunidades de desenvolvimento e inovação.”

Em seguida, acrescentou: “O que levamos daqui é também um aprimoramento da nossa mentalidade. Os holenadeses aprenderam a trabalhar com a natureza e não contra ela, a dar espaço para a água em vez de apenas tentar contê-la, a integrar proteção e desenvolvimento urbano. São princípios que, guardadas as diferenças entre cada região, ajudam a nortear o nosso trabalho de reconstrução e adaptação”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia Federal prende homem que agrediu funcionário e vandalizou instalações do Aeroporto Regional de Pelotas
RS tem janeiro com saldo positivo de quase 27 mil vagas de emprego com carteira assinada
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada