Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de dezembro de 2024
Representantes do segmento de vitivinicultura do Rio Grande do Sul e do governo do Estado participarão da feira de alimentos e bebidas Indusfood, de 8 a 10 de janeiro na capital da Índia, Nova Dhéli. A iniciativa é um dos desdobramentos da missão liderada em novembro pelo vice-governador Gabriel Souza ao país asiático.
A fim de dar prosseguimento à possibilidade de negócios iniciada durante a viagem internacional, recentemente foi realizada em Bento Gonçalves (Serra Gaúcha) uma reunião entre integrantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).
O tema do encontro foi a participação de empresas gaúchas de vinho e suco de uva no evento indiano. A pauta incluiu, ainda, projeções relativas às rodadas de negociação internacionais para conectar marcas gaúchas a importadores, distribuidores e varejistas indianos dos setores abrangidos pelo evento.
Durante as agendas em Nova Délhi, a participação do Rio Grande do Sul na Indusfood foi tema de agenda com o Conselho de Promoção Comercial da Índia (TPCI). Trata-se da principal entidade de promoção de comércio e investimento do país, reconhecida e apoiada pelo governo local. Também é avaliada a possibilidade da presença de representantes das indústrias de maçã e azeite de oliva, devido ao interesse demonstrado pelos indianos nesses produtos durante a visita da comitiva gaúcha.
Gabriel Souza reforçou a importância de apresentar os produtos gaúchos a diferentes investidores indianos: “Mostramos as nossas potencialidades em diferentes setores aos empresários na Índia e agora já começamos a ter resultados concretos da nossa primeira missão ao país asiático. A presença do setor da viticultura na feira em janeiro certamente fortalecerá essa aproximação entre o Rio Grande do Sul e o mercado indiano”.
Titular da Sedec, Ernani Polo destaca que as missões internacionais têm por finalidade abrir mercados aos produtos gaúchos no Exterior: “Nessas ocasiões, temos a oportunidade de falar diretamente com parceiros comerciais e potenciais investidores, além de conhecer in loco iniciativas que podem ser replicadas no Rio Grande do Sul. Os diálogos estabelecidos nessas viagens refletem positivamente por muito tempo”.
A Sedec foi representada na reunião em Bento Gonçalves pelo diretor-adjunto do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Sebastian Watenberg, que frisou: “Este evento é uma oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas não só com indianos, que têm uma das economias que mais crescem no mundo, mas com representantes do mundo todo que estarão presentes na feira”.
Ele estava acompanhado pela assessora especial do programa Exporta-RS, Olga Biffi. O presidente da Uvibra, Daniel Panizzi, e o gerente de marketing internacional do Consevitis-RS, Rafael Romagna, também participaram do encontro.
Saiba mais
A edição 2025 da Indusfood reunirá produtores, distribuidores e inovadores do setor de alimentos e bebidas. Além de uma feira com mais de 1,8 mil expositores, estão programadas palestras e workshops sobre assuntos como mercado, inovação e sustentabilidade no segmento.
Durante a feira internacional em Nova Dhélo, o governo gaúcho pretende convidar os indianos a fazerem o caminho inverso, visitando a Wine South America 2025, feira de negócios do vinho e que será realizada de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Madrugada