Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 13 de março de 2023
Dez mil passos por dia é considerada a quantidade mínima para uma vida saudável. Entretanto, no que diz respeito a manter a silhueta, talvez seja necessário aumentar essa quantidade após comer uma refeição mais calórica ou decidir tomar um drinque. Mas, afinal, qual é a quantidade de passos para queimar cada bebida?
Pesquisadores do aplicativo WeWard disponível na Europa, ele remunera seus usuários conforme metas de exercícios alcançadas ou quilômetros percorridos – decidiram fazer essa conta. Um pint de cerveja (cerca de 665 ml), por exemplo, tem aproximadamente 240 calorias, o que exige uma caminhada de 51 minutos, segundo informações do tabloide britânico Daily Mail. Segundo eles, para quem quer tomar algo alcoólico sem ter que se esforçar muito depois, o ideal é optar por um whisky ou uma taça de 125 ml de champagne.
A primeira opção contém 60 calorias, o que corresponde a 1.680 passos ou uma caminhada de 12 minutos. Já a segunda, 90 calorias ou 2.520 passos, em cerca de 19 minutos de caminhada.
Confira abaixo a quantidade necessária de passos para queimar as calorias de diversos tipos de bebidas alcoólicas:
1-Um pint (665 ml) de cidra: são necessários 5.670 passos em uma caminhada de 51 minutos para queimar as 240 calorias da bebida;
2-Uma taça (250 ml) de vinho: são necessários 5.575 passos em uma caminhada de 49 minutos para queimar as 225 calorias da bebida;
3-Um pint (665 ml) de cerveja lager: são necessários 5.385 passos em uma caminhada de 43 minutos para queimar as 200 calorias da bebida;
4-Um drinque de vodca (25 ml) com suco de laranja (100 ml): são necessários 2.720 passos em uma caminhada de 22 minutos para queimar as 110 calorias da bebida;
5-Gim tônica (25 ml de gim e 75 ml de tônica): são necessários 2.650 passos em uma caminhada de 21 minutos para queimar as 100 calorias da bebida;
6-Uma taça de champagne (125 ml): são necessários 2.520 passos em uma caminhada de 19 minutos para queimar as 90 calorias da bebida;
7-Um shot (50 ml) de whisky: são necessários 1.680 passos em uma caminhada de 12 minutos para queimar as 60 calorias da bebida.
A equipe também ressalta que a água, que deve ser consumida em conjunto com bebidas alcoólicas para evitar os efeitos prejudiciais do álcool, tem zero calorias e, portanto, pode – e deve- ser consumida sem moderação. Por outro lado, bebidas com álcool devem ser ingeridas moderadamente. Isso corresponde a duas doses ao dia para homens e uma dose para mulheres. Cada dose corresponde a uma lata de 350 ml de cerveja, uma taça de 150 ml de vinho ou 45 ml de destilado, como vodca ou gim.
Benefícios da caminhada
Um crescente número de estudos mostra que a caminhada traz benefícios físico e emocionais. Estudos mostraram que caminhar pelo menos 30 minutos por dia é suficiente para se ter benefícios físicos e emocionais consideráveis.
Em uma meta-análise, publicada recentemente na revista Sports Medicine, pesquisadores concluíram que caminhar 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que pode reduzir complicações como diabetes tipo 2. Outro estudo, publicado na revista NeuroImag, mostrou que algumas caminhadas rápidas por semana podem ser suficientes para polir o tecido e retardar ou evitar o declínio da memória.
Dicas
Embora caminhar tenha muitos benefícios para a saúde, com o passar do tempo, muitas pessoas podem achá-lo monótono. A boa notícia é que existem maneiras de mudar os percursos e a relação com a atividade.
Caminhada nórdica: Originalmente desenvolvido na Finlândia como forma de treinar esquiadores cross-country durante a baixa temporada, os caminhantes nórdicos usam bastões que possuem pontas de borracha para gravar no chão e ajudar a envolver os braços e os músculos centrais nos movimentos, transformando uma simples caminhada em um exercício de corpo inteiro.
Divirta-se um pouco: nosso cérebro aprende e desenvolve hábitos por meio da diversão. Tente encontrar novos caminhos ou olhá-lo com curiosidade. Suba em uma árvore, faça uma caminhada em dia de lua cheia sem lanterna, beba sua xícara de café da manhã em um novo local a cada dia ou procure um local interessante perto de sua casa.
Use suportes: A melhor maneira de preparar seus músculos para atividades de alta intensidade é aumentar a resistência, talvez treinando com uma mochila pesada. Equilibrar o peso ajuda os práticos a evitar dores no pescoço e nas costas quando uma carga pesada comprime a coluna vertebral.
Faça várias tarefas: Uma das partes mais complicadas de se comprometer com uma rotina diária de caminhada é encaixá-la em um cronograma já apertado. Para deixar mais fácil alcançar a meta, faça passos extras em outros lugares. Por exemplo, ao buscar seus filhos na escola, estacione a seis quarteirões de distância e caminhe o resto.
Aumente o som: Ouvir música durante uma caminhada ou uma sessão de treino intenso demonstrou diminuir o esforço percebido e aumentar o desempenho físico.
No Ar: Show de Notícias