Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

Home Viagem e Turismo Saiba por que você deve tirar fotos da sua mala nas viagens

Compartilhe esta notícia:

A preparação para uma viagem sempre vem com uma longa lista de tarefas e, mesmo que você tenha pensado em tudo, tirar fotos da sua mala, mesmo que seja só por precaução, pode ajudar a evitar problemas.

De forma simples e eficaz, a fotografia é uma prova visual para mostrar como sua bagagem estava no momento do despacho ou como ficou após o embarque, caso ela não chegue ao seu destino ou fique danificada durante a viagem, segundo o grupo de defesa do passageiro AirHelp.

“A partir do momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos”, diz a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Fotografar a bagagem não é obrigatório. Para reembolso ou indenização não é exigido a comprovação da imagem, segundo a advogada. “Cada empresa tem uma regra distinta para pagar a indenização, mas fazendo a foto fica mais fácil garanti-la.”

Como fazer

Assim que definir quais são os itens da mala, faça um registro para mostrar o que está levando;
Coloque em primeiro plano da foto os objetos de valor;

Tire uma foto da identificação da bagagem e do comprovante do despacho;

No check-in, tire uma fotografia da bagagem, que mostre a identificação do cartão de embarque;

Faça uma foto do formulário com a declaração do valor da bagagem; o documento é fornecido pela companhia.

Quando algo der errado

Caso sua bagagem seja extraviada ou tenha prejuízos, comunique o fato imediatamente à empresa aérea, segundo orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);

Preencha um formulário de reclamação por danos;

Consulte a política da companhia aérea antes de sair do aeroporto, pois as regras variam de acordo com as empresas

Check-in

Por quê? Se a sua mala sofrer danos enquanto foi realizada a viagem, uma fotografia tirada antes de fazer o check-in vai comprovar que você não está tentando fazer uma reclamação por problemas passados.

Recomendação: Retire todas as etiquetas de viagens anteriores e deixe apenas a que é da viagem atual. Em situações adversas, você pode mostrar a foto aos funcionários para poderem encontrá-la ou providenciarem reparos.

Dica fotográfica: Faça fotos das malas de vários ângulos e da etiqueta da companhia aérea. Além disso, mostre que a bagagem está fechada corretamente e que não está excessivamente sobrecarregada.

Interior da mala

Por quê? Se os objetos dentro da mala sofrerem danos ou se perderem durante a viagem, estas fotografias vão servir de registo ou prova.

Recomendação: Tenha também guardado as notas fiscais de compra dos produtos, como por exemplo, máquinas fotográficas.

Dica fotográfica: Coloque todas as roupas em cima da cama ou outra superfície e faça uma foto. Depois de acomodá-las na mala, repita o registro e se necessário faça fotografias que mostram detalhes. A recomendação vale para qualquer tamanho do objeto que será transportado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

WhatsApp deixará de funcionar no iPhone 5 e mais celulares Android
Microsoft Teams terá exibição expandida para cartões de perfil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News