Sábado, 28 de Setembro de 2024

Home em foco Saiba quem é Hassan Nasrallah, número 1 do Hezbollah morto por Israel

Compartilhe esta notícia:

Israel informou neste sábado (28) que o chefe do Hezbollah , Sayyed Hassan Nasrallah, foi morto durante um ataque aéreo do país no dia anterior, em Beirute, no Líbano. A morte foi confirmada pelo grupo extremista.

Número 1 e principal rosto do Hezbollah, Nasrallah comandava o grupo extremista libanês desde 1992 e foi o responsável por levar o Hezbollah, fundado para lutar contra Israel, para a política no Líbano. Atualmente, o Hezbollah é também um dos principais partidos políticos do país.

Em paralelo, Nasrallah comandou o fortalecimento do braço armado do grupo extremista, que hoje tem um arsenal mais forte do que o do próprio governo do Líbano.

Entre os apoiadores, Nasrallah é elogiado por enfrentar Israel e desafiar os Estados Unidos. Para os inimigos, ele é o chefe de uma organização terrorista e um representante da teocracia islâmica xiita do Irã em sua disputa por influência no Oriente Médio.

Ele se tornou secretário-geral do Hezbollah em 1992, aos 35 anos, virando a face pública de um grupo que antes era obscuro e fundado pelas Guardas Revolucionárias do Irã em 1982 para combater as forças de ocupação israelenses.

Israel matou seu antecessor, Sayyed Abbas al-Musawi, em um ataque de helicóptero. Nasrallah comandou o Hezbollah quando seus guerrilheiros finalmente expulsaram as forças israelenses do Sul do Líbano em 2000, encerrando uma ocupação de 18 anos.

O conflito com Israel definiu amplamente sua liderança. Ele declarou “vitória divina” em 2006, após o Hezbollah travar 34 dias de guerra contra Israel, ganhando o respeito de muitos árabes comuns que cresceram vendo Israel derrotar seus exércitos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Chefe do Hezbollah é morto em ataque israelense no Líbano
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias