Sábado, 23 de Novembro de 2024

Home Tecnologia Samsung é acusada de piorar desempenho de milhares de aplicativos

Compartilhe esta notícia:

A Samsung foi acusada de reduzir propositalmente o desempenho de milhares de aplicativos em seus celulares. Cerca de 10 mil apps, entre eles Spotify, TikTok e Samsung Pay, estariam entre os afetados por uma limitação de velocidade relacionada com o recurso Game Optimizing Service, que seria voltado para jogos. Em nota, a empresa rejeitou as queixas ao declarar que esta tecnologia não impacta os demais aplicativos instalados no smartphone.

Usuários também acusam a empresa de trapacear em testes de benchmark, que são programas usados para medir a performance do aparelho. Quando esses aplicativos são executados, o telefone permitiria o desempenho máximo do processador, fazendo com que o aparelho se saísse melhor nos testes. O Galaxy S22, lançado recentemente pela companhia, seria um dos modelos afetados.

A lista com os cerca de 10 mil aplicativos sujeitos ao desempenho reduzido circula no Twitter e em fóruns sul-coreanos. Nela há a presença de redes sociais como Instagram e LinkedIn, bem como os aplicativos de produtividade da Microsoft e Google – como por exemplo o Teams, Word, PowerPoint, Google Keep, Google Docs e afins. Nem os apps da Netflix, Discord e serviços da própria Samsung – como Secure Folder, Samsung Cloud e Pass – escaparam.

Testes de desempenho

Apesar de a lista de aplicativos afetados pela limitação de desempenho conter 10 mil nomes, nenhum aplicativo de benchmark é encontrado. Isso significa que os programas que medem o desempenho do smartphone podem exibir resultados superiores e incompatíveis com a experiência final do usuário no dia a dia.

Usuários do fórum sul-coreano Clien notaram que bastaria renomear o pacote de um jogo para o nome de algum app de benchmark para que o desempenho se tornasse muito melhor. Um youtuber coreano fez o inverso: fez um vídeo em que mostra o Galaxy S22 Ultra com uma pontuação muito inferior no 3DMark após alterar o nome do aplicativo para “Genshin Impact”, que é um conhecido jogo.

Desta forma, o smartphone abriu o benchmark, o GOS interpretou que o 3DMark fosse um jogo e limitou propositalmente o desempenho da CPU e GPU. O sistema de otimização de jogos ativo foi responsável por reduzir mais que a metade o desempenho do aparelho.

O motivo do problema e o que diz a Samsung

Como mencionado acima, a causa para o estrangulamento de desempenho de tantos apps seria o GOS, que é o serviço de otimização de jogos da empresa. A ferramenta fica oculta na exibição padrão de apps nas configurações e já vem instalada em vários modelos da companhia, não sendo possível desativá-lo. O Android Authority encontrou o GOS em vários aparelhos, inclusive no Galaxy S20 FE e Galaxy S21 Plus.

Em nota, a Samsung rejeitou a hipótese de que o GOS impacte o desempenho de aplicativos. A empresa disse que a tecnologia só funciona em jogos. Ainda assim, informou que planeja atualizar o serviço de otimização de jogos para que os usuários tenham mais controle sobre o funcionamento do recurso.

De acordo com informação que circula no blog Naver, a empresa estaria tratando do assunto de forma tão séria quanto a do caso Galaxy Note 7, que passou por recall global após relatos de baterias explosivas.

Ainda de acordo com a empresa sul-coreana em nota, o GOS, que vem instalado em smartphones como Galaxy S22, é programado para evitar o aquecimento excessivo ao jogar por longos períodos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Batman bate recordes na estreia nos Estados Unidos
Poderosa: Anitta é ovacionada ao chegar em desfiles de Paris
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News