Sábado, 23 de Novembro de 2024

Home Geral Santa Catarina confirma o quinto tornado no mês de novembro

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nessa segunda-feira (20), o quinto tornado no Estado no mês de novembro. O fenômeno foi registrado na Região do Sul e provocou estragos em Balneário Gaivota e Sombrio.

O tornado ocorreu no sábado (18) por volta das 2h. Antes, houve um forte temporal, associação a uma frente fria e à umidade vinda da região amazônica. Esses sistemas favoreceram as tempestades que atingiram Santa Catarina na sexta-feira (17) e no sábado.

Os principais estragos foram destelhamento parcial e total de residências e galpões, assim como a queda de árvores.

“Este temporal esteve associado à formação de uma frente fria junto com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina”, informou o governo estadual.

“Supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação, ingrediente essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. Por meio da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.”

“Só em novembro, este já é o quinto tornado confirmado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O primeiro ocorreu no dia 6 de novembro, em Cunha Porã (Região Oeste), o segundo no dia 11 de novembro em Tubarão, no Litoral Sul, o terceiro ocorreu no dia 16 em Itá (Meio-Oeste) e o quarto, no dia 18, pela manhã, em Urupema no Planalto Sul”, declarou o governo catarinense.

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou que um novo núcleo de chuva se aproxima da região e pode trazer até 150 milímetros de precipitação para o Alto Vale do Itajaí entre esta quarta-feira (22) e a quinta-feira (23), por isso a orientação é que as famílias tenham cautela na volta para casa e só retornem para locais realmente seguros. “Sabemos que todos querem voltar o mais rápido possível, mas precisamos fazer isso com segurança e seguindo a recomendação dos órgãos oficiais”, afirma a titular da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Embora o solo siga encharcado e, consequentemente, instável em parte do estado, os técnicos da Defesa Civil consideram baixo o risco das chuvas desta terça-feira causarem novas ocorrências. Já entre quarta-feira (22) e quinta-feira (23), uma nova frente fria causará temporais, podendo causar alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e de árvores e danos à rede elétrica, principalmente no Grande Oeste catarinense, onde pode chover o equivalente a algo entre 70 milímetros e 130 mm.

Com os níveis dos rios elevados e o solo encharcado, a Defesa Civil considera alto o risco de ocorrerem inundações nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul – regiões onde o órgão considera muito alto o perigo de alagamentos e enxurradas.

Na sexta-feira (24), um sistema de alta pressão avança pelo estado e mantém o tempo firme com variação de nuvens nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, ainda há condição para chuvas fracas. O final de semana deve ser marcado pelo tempo nublado e temperaturas amenas. Não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. As informações são do portal de notícias G1, da Agência Brasil e do governo catarinense.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

15º Festival de Música de Porto Alegre será lançado nesta segunda-feira
Governo quer pagar os 95 bilhões de reais em precatórios ainda este ano, afirma o ministro da Fazenda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada