Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 12 de dezembro de 2023
Em cerimônia na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (11), o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers) foi agraciado na 10ª edição do Prêmio Folha Verde. A distinção é promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo e concedida a pessoas, instituições públicas e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.
Vencedor na categoria setor Agrícola, o Simers foi representado no evento pelo seu presidente, Claudio Bier, que lembrou os 47 anos de fundação da entidade e a importância da indústria gaúcha no cenário nacional. “O setor é responsável por 60% das máquinas do país, sempre preocupado com o meio ambiente. Em Passo Fundo foi desenvolvida a primeira máquina de plantio direto, que permite plantar em cima da palha, sem assorear o solo. Também conseguimos mudar o tamanho da Expointer: agora, 95% das vendas são de máquinas agrícolas”, completou.
Premiação
O reconhecimento se dá a partir de indicações dos parlamentares, que são submetidas à comissão julgadora formada por representantes do setor nas áreas pública e privada e de representações da imprensa. Os nove jurados receberam certificado de participação durante a cerimônia. Na ocasião, foram entregues troféus aos vencedores das 15 categorias, na presença de parlamentares, autoridades e convidados.
Ao saudar a todos, o presidente da comissão, deputado Luciano Silveira (MDB), manifestou satisfação por conduzir a premiação, em nome do Parlamento, para um setor que se renova a cada ano. “Vocês são vencedores e promovem o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
Integrante da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) destacou a inovação e a tecnologia presentes na atividade rural. “Tudo que tem de novo, de tecnológico, está vindo da roça”, comemorou, ao lembrar a pujança do setor nas últimas décadas e a garantia de segurança alimentar no futuro.
Secretário em exercício de Meio Ambiente e Infraestrura, Marcelo Camardelli Rosa, representante do governador na solenidade, mencionou a presença de produtores de destaque em suas atividades e a preocupação de todos em adaptar o setor para os desafios que virão.
Autor da lei que instituiu a premiação, o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Adolfo Brito (PP), falou em nome da presidência da Assembleia. Brito elogiou a perseverança do produtor rural e fez uma saudação àqueles que continuam lutando “mesmo após anos de sucessivas estiagens, e períodos de inundações.”
Vencedores
No Ar: Pampa Na Madrugada