Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 20 de janeiro de 2024
No intuito de oferecer um panorama sobre as tendências e estratégias para aprimorar o desempenho dos negócios, a National Retail Federation (NRF) realizou a sua edição anual em Nova York. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Poa) participou do evento, que é considerado o mais influente no setor do varejo mundial.
Representantes da entidade chegaram em solo estadunidense já em 11 de janeiro, para estabelecer conexões e visitar lojas do varejo local e, de 14 a 16 de janeiro, acompanhar a conferência. O momento também foi aproveitado para o prestígio de palestras com executivos de grandes empresas internacionais. A comitiva do Sindilojas Poa foi composta pelo presidente do sindicato, Arcione Piva, pelo vice-presidente Tarcísio Pires, pelo diretor Felippe Sielichow e pela head de comunicação e marketing Diana Lienert.
“O foco da entidade é se aproximar de líderes e empresários do varejo global”, afirmou Piva. Segundo ele, o maior desafio do sindicato ao participar do evento foi buscar ferramentas e temas que possam servir para os empresários representados, do micro ao grande. A comunicação centrada no cliente, considerada um diferencial para os resultados, foi um dos pontos altos trabalhados na NRF, que teve o tema “Make it Matter” (em tradução livre: faça com que isso importe).
Destaques da NRF
Durante a NRF, foram discutidas diversas inovações no varejo, destacando o potencial das estratégias híbridas que integram experiências nos canais digitais e nas lojas físicas. Houve ênfase em ferramentas como chat bots em sites, visualizando uma abordagem mais personalizada para interagir com os clientes. A sustentabilidade também foi abordada, com a tendência de oferecer produtos “preloved” (amados anteriormente por alguém), promovendo a economia circular ou reuso.
De acordo com o presidente do Sindilojas Poa, alguns aprendizados da feira podem ser integrados aos lojistas de Porto Alegre. “Pode ser valioso usar estratégias híbridas ao varejo local, considerando a potencialização da loja física por meio de experiências digitais.”, explicou Piva. De acordo com ele, a sustentabilidade também pode ser um foco, explorando a oferta de produtos “preloved” e práticas que envolvam a economia circular. Além disso, a automação na preparação de eventos, como o uso do Chat GPT para gerar convites para eventos, mensagens para serem enviadas por WhatsApp ou por e-mail rapidamente, pode ser uma prática eficiente e rápida para envolver os clientes. Desta forma, o tempo pode ser melhor aproveitado para outros fins mais urgentes ou importantes, como arrumar a vitrine ou revisar se os produtos estão adequados ao público que a loja atende.
Para Piva, entre as novidades vistas em Nova Iorque, destaca-se a prática de operações mais eficientes e sustentáveis, com ênfase em comunidade e serviços agregados ao produto. Segundo ele, a tendência de utilizar inteligência artificial para otimizar a produção de conteúdo digital, combinando automação com elementos humanos, também foi mencionada. “Essas práticas inovadoras podem ainda não ter se consolidado no Brasil, oferecendo oportunidades para implementação futura”, afirmou o presidente da entidade.
Feira Brasileira do Varejo 2024
Tradicionalmente, o Sindilojas Poa leva à Feira Brasileira do Varejo (FVB) as tendências vistas na NRF. Segundo Piva, o evento serve como um “aprendizado e um reforço nas ações que a entidade já vem tomando, assim como um preview do que vai rolar na FVB 2024”. A 11ª edição da feira será realizada de 22 a 24 de maio, em Porto Alegre. Seguindo a linha das temáticas discutidas na feira internacional, a NRF também terá debates sobre inteligência artificial (IA), e-commerce e experiência do consumidor.
No Ar: Pampa Na Madrugada