Domingo, 24 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 17 de outubro de 2021
Cursos, palestras, pacotes de viagens, lojas e até leilões são apenas alguns dos atrativos facilmente encontrados na internet. No entanto, o que pode parecer uma oferta interessante também pode ser uma estratégia usada por estelionatários para cometer golpes.
Segundo empresário de Itapeva (SP), os golpistas utilizavam informações da concessionária de carros, mas passavam outro número de conta para o pagamento. Este homem, que preferiu não se identificar, contou que o nome da empresa onde ele trabalha foi usada para criar um site de leilão de automóveis falso e fazer várias vítimas.
“Buscamos a fundo, junto com os clientes, o que estava acontecendo e descobrimos que tinha uma empresa que pegou os nossos dados e criou a página na internet. No momento do pagamento, o suposto leiloeiro passou o número de outra conta”, conta o empresário.
Para tentar reverter a situação e evitar que o nome da empresa continue sendo usado pelos golpistas, o advogado Fellipe Mello foi contratado.
“Estou tentando tirar a página do ar para evitar que outras pessoas caiam no golpe. Quando as ofertas são muito baratas, precisamos desconfiar. Nesse leilão havia carros que custavam quase R$ 100 mil abaixo da tabela”, explica o advogado.
Os registros de crimes virtuais, como estelionato, dobraram nos últimos três anos no estado de São Paulo. De acordo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), só em Itapetininga, foram 74 boletins de ocorrência entre janeiro e julho de 2020 e, em 2019, durante o mesmo período, 38 notificações. Neste ano, foram 76 ocorrências.
Crimes virtuais
Diante disso, o professor de Tecnologia de Informação, Valdinei Castelan, alertou sobre o conhecimento que os criminosos têm sobre o universo virtual.
Segundo ele, as ações são bastante planejadas para não deixar rastros e, por isso, é muito importante que as pessoas mantenham os sistemas dos computadores e celulares atualizados, para banir e identificar sites falsos com mais facilidade.
Ainda conforme o professor, uma outra dica é evitar o repasse de informações pessoais e registrar boletins de ocorrência caso o crime ocorra.
Com o aumento de registros de crimes virtuais no Estado de São Paulo, especialistas reforçam o alerta para evitar ofertas tentadoras, aquelas com vantagens não convencionais, pois também pode ser uma estratégia usada por estelionatários para cometer golpes.
No Ar: Pampa Na Tarde