Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 13 de abril de 2022
O Rio Grande do Sul abriga o quarto principal porto em número de carga do Brasil, e é referência no estado. O Porto de Rio Grande teve movimentação de 12,93 milhões de toneladas somente no primeiro semestre deste ano. Em mais uma edição da tradicional reunião-almoço “Tá na Mesa”, promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) hoje no Centro da capital, o assunto foi abordado.
Um dos protagonistas da economia gaúcha
Cerca de 120 convidados contaram com palestras de autoridades do setor portuário, que trataram sobre o papel dos Portos do Rio Grande do Sul no desenvolvimento do Estado. O evento reuniu a apresentação do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco; do diretor superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul; do diretor presidente do Terminal Portuário de Rio Grande (TECON); do presidente da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), além do gerente sênior de produção do Complexo de Rio Grande da Yara Brasil.
Fernando Estima apresentou todos os embarcadouros existentes hoje no Rio Grande do Sul. Sendo eles privados, públicos ou por concessões. Cerca de 30% da economia gaúcha é dependente do setor atualmente. Segundo ele, “temos que compreender que somos muito bons, nos alinhar aos novos momentos”.
Gerando desenvolvimento
Fábio Branco agradeceu à Federasul pela oportunidade de falar sobre o tema e às empresas que cooperam com o funcionamento do setor na cidade de Rio Grande, segunda cidade mais antiga do estado. “O desafio que nós temos pela frente é fazer com que se aproxime do município toda essa riqueza que é gerada. Transformando em empregos, renda, desenvolvimento”.
Os recursos que estão sendo anunciados para a região sul abrem um novo ciclo de desenvolvimento, lembrou o presidente da Federação, Anderson Cardoso. De acordo com ele, “investimentos diretamente gerados e viabilizados pelo Porto de Rio Grande que é um vetor de crescimento”.
No Ar: Pampa Na Madrugada