Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024

Home em foco Termina na segunda-feira o prazo para pagamento do IPVA com até 28% de desconto no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2025 com até 28,13% de desconto no Rio Grande do Sul.

Até essa data, há um desconto de 6% para a antecipação, que somado à não variação da UPF/RS (Unidade de Padrão Fiscal), que, pelos índices inflacionários deve ficar em 4,63%, gera uma redução potencial de 10,63%.

O desconto aumenta para os contribuintes com direito aos benefícios do Bom Motorista (condutores sem multas), podendo chegar a uma redução de até 15%, e do Bom Cidadão (proprietários de veículos inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha que incluem CPF nos cupons de compras), com abatimento de até 5%. Se o contribuinte tiver direito a todos esses descontos máximos, a redução pode chegar a 28,13% sobre o valor total do IPVA.

Para quitar o imposto, os proprietários de veículos devem apresentar o código Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. O tributo pode ser pago em qualquer agência, via internet ou pontos de atendimento do Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente correntistas).

É possível também fazer o pagamento pelas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e por Pix acessando o site ou o aplicativo do IPVA/RS, onde será gerado um QR Code.

Pagamento em janeiro, fevereiro e março

Outra possibilidade de desconto é a quitação em janeiro, fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de abatimento. Se pagar até 28 de fevereiro, a redução será de 3%. Quitando até 31 de março, o desconto será de 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF-RS.

Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Parcelamento

O pagamento do tributo também pode ser parcelado em seis vezes. O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2025. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Ministério Público resgata mais de 100 operários chineses em condições de escravidão na Bahia
Após fuga, Polícia Rodoviária Federal apreende menor que dirigia carro na Serra Gaúcha
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News