Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 22 de junho de 2024
Se você está navegando no TikTok e vê um anúncio, é provável que quem está tentando te vender algo seja um ser humano real. No futuro próximo, isso pode não ser o caso. É que, nesta semana, o TikTok anunciou um novo conjunto de ferramentas que permitirá às marcas criar anúncios usando avatares gerados por inteligência artificial que parecem pessoas reais.
Haverá dois tipos de avatares, informou a empresa de vídeos curtos em um comunicado. As marcas podem escolher entre uma variedade de avatares prontos “criados a partir de filmagens de atores reais pagos e licenciados para uso comercial”, ou podem optar por um avatar personalizável que pode ser projetado para se parecer com um criador específico. O TikTok está atualmente testando esses novos recursos.
As marcas poderão modificar os avatares para atender às suas especificações, colocando-os em diferentes cenários – como um banheiro, cozinha ou jardim – e dizendo-lhes o que falar ou fazer. Uma nova ferramenta de dublagem permitirá que os avatares falem em vários idiomas.
Os anúncios feitos com esses novos recursos serão devidamente rotulados, afirmou o TikTok, observando que as novas ferramentas são “projetadas para aprimorar e amplificar a imaginação humana, não substituí-la”.
Jessy Grossman, fundadora do grupo de networking Women in Influencer Marketing, disse acreditar que a IA permitirá que os criadores na plataforma trabalhem mais rápido e em maior volume, sem sacrificar a criatividade.
“Sinto que as pessoas que não têm muita experiência com ferramentas de IA assumem que elas pegam informações e produzem um produto final. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Elas apenas ajudam a colocar você no caminho certo e então você coloca seu toque pessoal”, disse Grossman, acrescentando:
“Para todos que afirmam querer fazer marketing de influenciadores em escala, não vejo outra maneira de alcançar isso.”
Gigante em publicidade
Ao longo dos anos, o TikTok se transformou em um gigante da publicidade, atraindo grandes marcas para a plataforma e gerando bilhões de dólares em receita publicitária. A empresa continua otimista em relação à publicidade, mesmo enfrentando um futuro incerto nos Estados Unidos.
Outras plataformas de tecnologia também têm feito incursões em recursos de IA: desde abril, os chatbots de influenciadores do Instagram estavam em estágios iniciais de teste.
O TikTok também já foi alvo de críticas por confundir os limites entre o que é conteúdo orgânico e o que é de fato um anúncio. Alguns temem que a introdução da IA possa fazer com que a publicidade na plataforma gere mais confusão.
No Ar: Show de Notícias