Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Home Mundo TikTok pode ser banido dos Estados Unidos a partir deste domingo, decide Suprema Corte do país

Compartilhe esta notícia:

A Suprema Corte americana decidiu que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos a partir deste domingo (17), ao endossar a lei aprovada no governo de Joe Biden. Assim, a venda do aplicativo de vídeos curtos nos EUA já está sendo cogitada pelas autoridades chinesas, já que o prazo para a ByteDance se desfazer de seus ativos no país está se esgotando.

A decisão da Suprema Corte informa que a lei aprovada no governo Biden sobre o TikTok pode ser seguida. A norma prevê que as operações do aplicativo nos EUA sejam vendidas a uma empresa americana ou que o app saia do país. Uma alternativa discutida pelo governo chinês envolve Elon Musk, com a plataforma X do bilionário assumindo o controle do TikTok nos EUA e operando as empresas juntas, disseram fontes citadas pela Bloomberg.

Caso essa possibilidade se concretize, Musk, e, por extensão, o presidente eleito Donald Trump, poderiam se posicionar como heróis para uma geração inteira de jovens usuários de redes sociais, diz artigo da CNN. E mais: poderia ser uma maneira de resgatar o X do declínio, já que vem perdendo usuários e anunciantes, enquanto o TikTok está em rápida expansão.

Além disso, sem inclui o algoritmo essencial da empresa, a China poderia colocar as operações americanas do TikTok nas mãos de alguém sobre quem seu governo já tem influência — no caso, MUsk. Isso porque cerca de 40% das vendas de veículos elétricos da Tesla vêm de consumidores chineses.

Com mais de 170 milhões de usuários nos EUA, o TikTok poderia reforçar os esforços da X para atrair anunciantes. Musk também fundou uma empresa separada de inteligência artificial, a xAI, que poderia se beneficiar dos grandes volumes de dados gerados pelo TikTok.

Outro interessado em assumir os ativos da empresa controlada pela gigante chinesa nos EUA é o grupo de defesa da internet Project Liberty, do empresário Frank McCourt. O grupo disse ter apresentado uma proposta para comprar o TikTok, segundo a CNBC.

O Project Liberty e seus parceiros, conhecidos como “The People’s Bid for TikTok”, reestruturariam o aplicativo para operar em uma plataforma de propriedade americana e priorizar a segurança digital dos usuários, indica comunicado divulgado na quinta-feira passada.

Um porta-voz do Project Liberty disse que o grupo não iria divulgar os termos financeiros da oferta, mas confirmou que a ByteDance recebeu a proposta. Por enquanto, o destino do aplicativo de vídeos curtos está nas mãos da Suprema Corte que decidiu que a polêmica proibição do TikTok pode entrar em vigor neste fim de semana, rejeitando um recurso dos donos do aplicativo chinês, que alegavam que a proibição violava a Primeira Emenda. Trump, cuja posse ocorre no dia seguinte à entrada em vigor da lei, afirmou que deveria ter tempo, após assumir o cargo, para buscar uma “resolução política” para o problema.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Prazo está acabando: quem vai ficar com o TikTok nos EUA? Veja quem são os candidatos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News