Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de julho de 2024
A comemoração dos 125 anos da Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), terá início com um jantar solene na próxima sexta-feira, dia 2 de agosto, na Associação Leopoldina Juvenil, localizada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a partir das 20h.
O evento é promovido pela Associação Gestora do Fundo Patrimonial da Faculdade, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo criar um fundo patrimonial à promoção da melhoria de espaços e infraestrutura da Faculdade de Direito.
Na ocasião, serão homenageados os beneméritos contribuintes para esse fundo, criado na gestão da professora Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, e da professora e vice-diretora Ana Paula Motta Costa.
História
A Faculdade de Direito da UFRGS foi fundada em 17 de fevereiro de 1900, sendo a primeira faculdade de Direito do Rio Grande do Sul. O curso teve iniciativa do jurista, político, jornalista e professor catedrático Carlos Thompson Flores, primeiro diretor da Faculdade.
A primeira aula ocorreu em 3 de maio de 1900, e inicialmente se chamava Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre. Posteriormente, foi federalizada e incluída na UFRGS, mantendo o “culto do Direito ao serviço da liberdade e da grandeza humana”.
De acordo com a professora Cláudia Lima Marques, a Faculdade colaborou não só para a formação de gerações de juristas, diplomatas e professores, como também para a justiça, política, democracia e proteção dos trabalhadores e do Estado Democrático de Direito. Segundo Cláudia, a atual gestão da Faculdade de Direito da UFRGS busca desenvolver um projeto comemorativo aos 125 anos, com vários eventos e publicações que se estenderão até maio de 2025.
A ideia final da comissão do projeto é abrir e revitalizar o prédio centenário da Faculdade para visitação popular e de estudantes, criando o Memorial da Faculdade e revitalizando o Salão Nobre para eventos internacionais, de modo a contribuir com que a instituição ocupe papel de liderança e destaque a favor do Estado Democrático de Direito no Brasil.
Futuro
De acordo com a professora Ana Paula Motta Costa, a criação de um plano de financiamento, com mobilização de ex-alunos e pessoas que passaram pelo curso da UFRGS, “é responsabilidade de todos, de quem esteve na Faculdade há 30, 20, 10 anos e agora”. Ela também lembra que a atual gestão deixará um recurso no fundo patrimonial, cujos rendimentos serão destinados às obras de continuidade do prédio da Faculdade de Direito.
“A responsabilidade sobre o prédio é de todas as pessoas que passam pela Faculdade, inclusive da atual gestão, para que outras gerações tenham condições de estudar lá”, diz Ana, acrescentando que o prédio é um “legado coletivo”.
Voltar Todas de Dicas de O Sul
No Ar: Pampa News