Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024

Home Variedades Vacina contra o câncer tem bom resultado em estudo de fase 1

Compartilhe esta notícia:

Uma vacina experimental contra o câncer mostrou resultados positivos em um estudo de fase 1 com pacientes com a doença em estágio avançado. Os resultados da pesquisa realizada no King’s College London, na Inglaterra, serão apresentados neste sábado (14), no congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO 2024), que ocorre na Espanha.

O tratamento de imunoterapia com vacina de mRNA é direcionado para pacientes com câncer de pulmão, melanoma e outros tumores sólidos. “Este estudo que avalia uma imunoterapia de mRNA contra o câncer é um primeiro passo importante no desenvolvimento de um novo tratamento para pacientes com câncer avançado”, afirmou o pesquisador chefe do estudo, Debashis Sarker, em comunicado à imprensa.

Tecnologia de RNA

A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma usada nas vacinas contra Covid-19. Ao contrário das vacinas convencionais, essa não visa a prevenção da doença, mas sim o combate do câncer já diagnosticado no paciente.

Ela é desenvolvida para preparar o sistema imunológico para reconhecer e destruir as células cancerígenas, além de combater as que poderiam suprimir o sistema imunológico para reduzir o risco de a doença voltar.

A pesquisa do King’s College London foi realizada com 19 pacientes com câncer em estágio avançado. Os voluntários receberam entre uma e nove doses do tratamento de imunoterapia.

Por isso, é importante estar atento aos sinais que o corpo dá. Apesar de alguns tumores não apresentarem sintomas, o câncer, muitas vezes, causa mudanças no organismo. Conheça alguns sinais que podem surgir na presença da doença:

– A perda de peso sem nenhum motivo aparente pode ser um dos principais sintomas de diversos tipos de cânceres, tais como: no estômago, pulmão, pâncreas, etc.

– Mudanças persistentes na textura da pele, sem motivo aparente, também pode ser um alerta, especialmente se forem inchaços e caroços no seio, pescoço, virilha, testículos, axila e estômago

– A tosse persistente, apesar de ser um sintoma comum de diversas doenças, deve ser investigada caso continue por mais de quatro semanas. Se for acompanhada de falta de ar e de sangue, por exemplo, pode ser um indicativo da doença no pulmão

– Outro sinal característico da existência de um câncer é a modificação do aspecto de pintas. Mudanças no tamanho, cor e formato também devem ser investigadas, especialmente se descamarem, sangrarem ou apresentarem líquido retido

Segurança e tolerabilidade

A fase 1 do estudo clínico foi feita para testar a segurança e a tolerabilidade da vacina. Os pesquisadores também avaliaram as respostas radiográficas e imunológicas. Oito dos dezesseis pacientes que tiveram as respostas imunológicas avaliadas finalizaram a primeira fase do estudo com o crescimento do tumor controlado, além de não apresentarem nenhum novo tumor.

Os dados mostraram que a estratégia poderia ativar o sistema imunológico em muitos pacientes, gerando células imunes no sangue capazes de reconhecer as duas proteínas de interesse (PD-L1 e IDO1). O tratamento foi bem tolerado pelos voluntários, que apresentaram eventos adversos leves, como dor no local da injeção, febre e fadiga.

Embora os resultados sejam animadores, os autores do estudo destacam que os resultados devem ser tratados com cautela porque a amostra de pacientes ainda é limitada. Novas pesquisas, com um grupo maior de pessoas, devem ser feitas para comprovar a eficácia do tratamento. As informações são do jornal Metrópoles.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Empresa dona do ChatGPT lança nova inteligência artificial capaz de raciocinar
iPhone 16: chineses dizem que celular da Apple copiou design de intermediário da Huawei
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias